Notícias › Ti...Ti...Ti

Ti...ti...ti... 14/07/2017

14/07/2017 14:40

Editorial

Uma reforma necessária

A aprovação da mais profunda mudança na legislação desde a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dividiu mais uma vez a sociedade brasileira. Por um lado, entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) classificam a proposta como um retrocesso social e questionam a falta de um amplo debate com a sociedade antes da votação das mudanças.
Em contraste, há entidades como a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) que apoiam a proposta, acreditando que as mais de 100 mudanças na CLT fazem a economia respirar novamente e possibilitam a criação de novas vagas de emprego.
O que vale ressaltar nessas discussões é que muitas das informações disseminadas pelo senso comum não correspondem à realidade. Por exemplo, dizer que a reforma trabalhista irá tirar direitos como férias, aumentar a carga horária ou obrigar o trabalhador a almoçar enquanto trabalha são minimamente equívocos – quando não má-fé dos informantes.
De uma maneira geral, a reforma trabalhista moderniza a relação funcionário/empregador e atualiza o texto da CLT elaborado no distante ano de 1943 – com leis nascidas até na década de 30.    
A nova reforma trabalhista permite, por exemplo, o regramento da demissão consensual (quando empresa e funcionário compactuam no fim de um contrato de trabalho). Também reconhece o home office e acaba com a necessidade dos trabalhadores contribuírem com os sindicatos, fazendo com que as entidades representantes de classe reavaliem atuações e realmente trabalhem em prol da categoria.
No âmbito político, a aprovação da reforma trabalhista mostra o poder do governo de Michel Temer. Mesmo envolto em casos de corrupção e até com uma denúncia formal da Procuradoria-Geral da República, Temer conseguiu colaboração para colocar em prática as mudanças mais radicais da história da CLT.
Para um governo tido como terminado alguns meses atrás, esse chega a ser um divisor de águas. Afinal, se houve articulações e negociações para a aprovação da CLT, é bem provável que Temer consiga apoio político para permanecer no poder.
Boa leitura a todos.
Fábio Alex Kuhn  


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra na onda dos demais políticos e também promove a própria honradez. No primeiro pronunciamento após ser condenado por nove anos e seis meses de prisão por corrupção, Lula afirmou .“Nas mais de mil páginas desse processo, a única prova que se encontra é da minha inocência”.


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisava ontem as denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da república (PGR) contra o presidente Michel Temer. Até o fechamento da edição, ainda ocorriam as discussões.


O Estado e a União demoram em dar resposta aos municípios afetados pela enchente de junho. Para Camargo e Nova Alvorada, a única ação foi repassar parte do dinheiro atrasado para a Saúde.


A Etapa Gaúcha do Motocross realizada em Arvorezinha atraiu uma multidão, no domingo. O sucesso foi tanto que integrantes da Federação Gaúcha de Motocross (FGM) evidenciaram o interesse de voltar a sediar uma edição estadual no município.


No programa de rádio do Poder Legislativo dessa semana, o presidente Jaime Borsatto destacou que irá abrir espaço para a bancada do PDT participar. Essa é uma reinvindicação antiga dos vereadores da situação.


Na comunidade de Linha Sexta, família tapou um buraco por conta própria. Secretário Dorlan Ferreira destaca que melhorias deverão ser feitas no local nos próximos dias.


A Vigilância Sanitária visitou escolas de Arvorezinha, durante a semana, e não realizou nenhum apontamento. Informação foi repassada e comemorada pela secretária Angela Pertile.


Quem está aproveitando a onda é o ex-prefeito Sergio Reginatto Velere que se movimenta para fundar o PR.  Tudo indica que ele está de olho em 2020 e que poderá formar uma terceira força, o que beneficiaria o PP.      


 Em resposta a quem pede agilidade nas obras de recuperação dos estragos da enxurrada, o prefeito Luciano Maronezi afirma que alguns serviços só serão realizados quando chegar dinheiro da Defesa Civil do Estado ou da União.  


Camargo inicia um trabalho para fortalecer o comércio local, o que beneficia o poder público, a classe empresarial e os consumidores. A prefeita Eliani Mesacasa Trentin está engajada no assunto e espera a colaboração dos empresários.


Uma calçada em frente ao novo Centro Administrativo de Itapuca foi construída nesta semana. Sedes de telefone e internet são instaladas no interior do prédio. A Administração ocupará o prédio em breve.


A Administração de Putinga quer qualificar o rebanho leiteiro do município. Na semana passada, apresentou aos produtores de leite um trabalho que será realizado em todo o rebanho do município visando o melhoramento genético. O trabalho foi exposto pela empresa CRV Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina. Putinga tem aproximadamente 400 produtores de leite, maioria integrados a empresas da região.


Já está circulando pela região a rifa da Festa de São Roque, de Putinga. O primeiro lugar vai ganhar um carro. A cautela custa R$ 50. Este é o maior evento religioso do município e será feito no dia 20 de agosto.


O arquiteto Ismael Rosset  foi empossado como novo presidente do Lions Clube de Ilópolis. Ismael que é uma pessoa proativa tem várias ações traçadas para seu ano leonístico. Tudo com o respaldo da diretoria, claro.


A Brigada Militar (BM) de Anta Gorda apreendeu uma motosserra e porção de maconha em um automóvel Peugeot que circulava por Linha Borghetto. Três moradores de Canoas estavam no veículo. A curiosidade que fica é o que eles estavam fazendo no interior do município.


Tremea não tem se mostrado muito favorável ao consenso e tem feito muitas acusações contra a atual vice-prefeita Madalena Zanquin Lazarri, entre as quais a de não assumir junto ao ex-prefeito Neuri Dalla’Vecchia a responsabilidade pelas ações da gestão passada e de ter contratado para assumir a Secretaria de Saúde uma pessoa de fora do município, amigo seu.


Tremea diz já ter avisado seu amigo Celsinho Casagrande, então prefeito, para ficar ligado e não se tornar um fantoche nas mãos da vice, pois corre o risco de ir para o mesmo caminho que Dalla’Vecchia.


Outro ponto de polêmica e que promete pesar nas próximas eleições de Anta Gorda é a situação do hospital, se a atual gestão não conseguir organizar um grupo que assuma a bronca, deverá arcar com o ônus do fechamento do hospital.


Depois de o ex-vereador Alvimar Tremea ter questionado nas redes sociais a situação da ponte entre Anta Gorda e Guaporé, parece que nesta semana, até que enfim o prefeito de Guaporé concedeu uma entrevista em uma rádio da região declarando que junto com o município de Anta Gorda, vão resolver o problema. Há mais de 45 dias depois.


Confirmado! Ervateira De Valérios se instalará em Fontoura Xavier. Após polêmicas e discussões, houve um consenso pensando no desenvolvimento gerado por uma indústria deste porte.


O cancelamento do curso de Magistério no Instituto Ernesto Ferreira Maia causou uma polêmica já que as alunas perderam cerca de quatro meses de estudos. Foi choro e decepção ao saber do cancelamento do curso relatam familiares.


Muitas pessoas estão elogiando a programação de aniversário dos 52 anos de Fontoura Xavier pela diversidade de eventos culturais.


Seis prisões foram efetuadas no interior de Barros Cassal nesta semana, no local foi encontrado o Corolla roubado em Fontoura Xavier.


Confira a coluna completa na versão impressa do Eco Regional.

Fonte: Eco Regional
COMPARTILHAR
receba nossas novidades por e-mail!