Notícias › Saboreando o Mate

Ações do Ibramate para conquistar novos mercados e novos consumidores

11/08/2017 16:39

Eng°. Florestal Roberto M. Ferron – Diretor Executivo do Ibramate

Numa matéria anterior, ditamos a máxima de que o “Chimarrão é Universal”, e não é mais só do povo gaúcho”, consequência das observações retiradas dos últimos acontecimentos que envolveram o Ibramate. No caso específico, a   Expotchê em Brasília-DF, maior feira que retrata a nossa cultura, tradição, arte, culinária e costumes do Rio Grande do Sul fora do Estado.
Foi de fato, a primeira incursão do Instituto, da SEAPI/Fundomate, de ervateiras associadas, em parceria do Instituto Escola do Chimarrão. O principal objetivo foi prospectar novos mercados e conquistar novos consumidores. O reconhecimento das propriedades medicinais e benefícios à saúde da nossa “santa e milagrosa” erva-mate tem sido reconhecido e divulgado nos noticiários Brasil afora, quase que diariamente. A cada semana surgem novas notícias, entrevistas, vídeos nos meios de comunicação e nas redes sociais.
A universalidade do chimarrão é uma constatação inequívoca de que há espaço para crescer no Brasil e no mundo. Mas, ficar de retórica não aumenta o consumo! Precisamos agir, unir os elos da cadeia produtiva, sejam produtores, viveiristas e ervateiros em busca deste objetivo primordial. E isto só se faz com boas ideias, planejamento, campanha de marketing e dinheiro.
O Ibramate por ser a entidade representativa da cadeia produtiva brasileira da erva-mate tem está nobre missão. Entretanto, precisaremos do apoio incondicional de todos!
Neste sentido, apresentaremos a todos, nossas novas ações de marketing nas redes sociais e de contato direto com os potenciais adeptos ao mate. O primeiro é um “Programa intitulado Novos Mateadores”, que visa atrair e conquistar crianças e jovens a consumirem o mate. O segundo é o “Programa Caravana Mate Brasil”.
O Programa Novos Mateadores iniciará por um concurso fotográfico que ocorrerá em diversas regiões do Brasil, promovido pelo Ibramate em parceria com o Clube do Mate. Neste se escolherá as melhores fotos por região, e depois a melhor. E no final a melhor de todas as regiões. As empresas associadas ao Instituto serão chamadas a participarem e contribuírem na campanha fotográfica e nas premiações.
Quanto ao “Programa Caravana Mate Brasil”, trata-se de ações diretas para conquistar novos adeptos ao mate, através dos Centros de Tradições Gaúchas espalhados pelo Brasil (1.100 fora do RS),  feiras, festivais, exposições, entre outras.  Além, de incursão fora do Brasil para divulgar a erva-mate, seus produtos e sub-produtos. Neste programa haverá projeto de promoção nacional do consumo de erva-mate, usando-se as mídias sociais. Atualmente são mais de 100 milhões de brasileiros usando o Facebook. Estes usuários são os principais líderes de formação de opinião nacional, onde compartilham seus momentos e informações importantes. Um bom trabalho de chegada em cada um destes brasileiros será a base do processo para se criar milhões de novos consumidores. A distribuição da população brasileira em seus 5.570 municípios mostra uma alta concentração em grandes centros urbanos. Os 41 municípios com mais de 500 mil habitantes concentram 29,9% da população do Brasil (61,2 milhões de habitantes) e mais da metade da população brasileira (56,0% ou 114,6 milhões de habitantes) vive em apenas 5,5% dos municípios (304 municípios), que são aqueles com mais de 100 mil habitantes.
Pensar pequeno nos leva a ser pequenos, pensar grande nos leva a ser grandes!
Porto Alegre, 10 de agosto de 2017.

Fonte: Eng°. Florestal Roberto M. Ferron – Diretor Executivo do Ibramate
COMPARTILHAR
receba nossas novidades por e-mail!