Notícias › Saboreando o Mate

Dias de Transferência de Tecnologias

18/08/2017 11:39

O Ibramate iniciou a realização do Dia de Transferência de Tecnologias nesta semana que passou.
No dia 14 de agosto aconteceu na Comunidade de Monte Alegre, município de Viadutos, junto ao Grupo de Produtores de Monte Alegre. Neste dia o objetivo foi a prática de poda de formação, produção, rebaixamento e reforma de erveiras. O Instrutor do evento foi o Engenheiro Florestal e Diretor Executivo do Ibramate Roberto Ferron, juntamente com o Engenheiro Florestal Adilson Brehmer da empresa Brehmer Equipamentos de Canoinhas-SC, representante no Brasil das tesouras elétricas Infaco fabricada na França.
No dia 15 de agosto ocorreu na Linha Progresso, município de Novo Barreiro na propriedade da Família e Viveiro Amann. Da mesma forma, o objetivo foi demonstrar tecnicamente e fazer recomendações sobre: mudas de qualidade e genética conhecida, plantio, cobertura de solos (inverno e verão), análise de solo, adubação, práticas de poda de formação, produção, rebaixamento e reforma de erveiras.
Desta forma, iniciamos uma nova etapa no Ibramate, qual seja a efetiva assessoria e assistência técnica aos grupos de produtores por comunidade e/ou município. Como resultado espera-se a melhoria da qualidade, produtividade e rentabilidade dos ervais.
Há muitas inovações técnicas que o produtor não conhece na prática, só ouviu falar. Mas, que muitas vezes chega de forma distorcida, causando muitas dúvidas, como é o caso das mudas produzidas em tubetes e das tesouras elétricas. Aparentemente, o custo é elevado, mas o custo-benefício é indiscutível, e trata-se de uma “ferramenta de trabalho”, como uma motoserra, uma roçadeira.
 Através destas aulas práticas, de visitação “in-loco” nas propriedades, do fazer “colocando a mão na massa”, pretende-se socializar o conhecimento, as pesquisas recentes, as inovações tecnológicas, repassando informações técnicas e econômicas valiosas.
Há muitas pesquisas sobre erva-mate, o que falta é transferir tecnologias e conhecimento. E isto que estamos fazer!

Novo Barreiro, 15 de agosto de 2017.

Fonte: Eng°. Florestal Roberto M. Ferron – Diretor Executivo do Ibramate
COMPARTILHAR
receba nossas novidades por e-mail!