Notícias › Rural

A hora certa para o fumo: plantio de fumo inicia com antecedência

22/09/2017 11:37

A produção de fumo na região iniciou mais cedo. É o que constata o gerente-técnico da Afubra de Santa Cruz do Sul, Paulo Vicente Ogliari. Conforme ele, mais da metade de área de fumo prevista para a safra já foi plantada em âmbito estadual.

Fumo em Doutor Ricardo

Vice-prefeito e secretário de Agricultura de Doutor Ricardo, Álvaro Giacobbo também percebe a antecipação dos produtores nessa safra de fumo. “Na parte mais baixa do município, o plantio iniciou ainda em julho. Na parte alta, foi iniciada agora”, conta.

Giacobbo estima que em duas semanas o plantio estará concluído. Conforme ele, cerca de 30% dos produtores de Doutor Ricardo trabalham com o fumo. “É uma atividade agrícola importante para a economia”, enfatiza

Plantio em Arvorezinha

Conforme o extensionista da Emater, Cleber Schuster, Arvorezinha deverá ter uma área de 1,9 mil hectares plantados de fumo. Ele estima que cerca de 1 mil famílias, correspondente a 80% das propriedades rurais, trabalham com o fumo. “Deve estar entre as três maiores atividades agrícolas do município”, estima.

Afubra orienta a manter produção

 

A comercialização da safra 2016/2017 ainda não está concluída. Entretanto a Afubra estima que a produção deva ficar em mais de 727 mil toneladas. “Foi uma safra cheia, um pouco acima até do que o previsto”, ressalta Ogliari.

 

Confira a reportagem completa na versão impressa do jornal. Assine e receba em casa. (51) 3772 1561.

Fonte: Eco Regional
COMPARTILHAR
receba nossas novidades por e-mail!