InícioDestaqueO que é a “tireoide que engorda”?

O que é a “tireoide que engorda”?

Muito se ouve falar e, sim, existe sim um distúrbio da glândula tireoide que pode levar a pessoa a apresentar um ganho de peso ou dificuldade de emagrecer. É o chamado hipotireoidismo, quando a glândula tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônios (T3 e T4) que o organismo precisa.

Tal situação provoca uma alteração em todo nosso corpo, fazendo com que o organismo funcione mais lentamente. Com isso, podem aparecer sintomas como cansaço, depressão, pele seca, constipação, intolerância ao frio, desregulação do ciclo menstrual e, também, ganho de peso.

Apesar de o hipotireoidismo ser relacionado principalmente às mulheres, esse quadro também pode acontecer nos homens. Mas quais as causas disso? Antigamente, a principal era a deficiência de iodo no organismo, o que em boa parte dos casos está descartado em função da inclusão de iodo no sal de cozinha. A motivação mais frequente é a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune, ou seja, o organismo produz anticorpos que atacam a própria glândula tireoide, danificando as células. Com isso, a tireoide “danificada” não consegue produzir hormônios corretamente e gera o hipotireoidismo. Outra causa é a retirada cirúrgica da glândula tireoide para o tratamento dos nódulos. Sem a glândula, não existe produção desses hormônios.

Apesar de provocar muitos transtornos ao nosso corpo, o tratamento não é complicado. O paciente precisa apenas repor esses hormônios que estão faltando através de comprimidos diários.

Mas como saber se tenho hipotireoidismo?

Uma dica é que os sintomas normalmente ocorrem juntos, não isolados. O paciente não vai ter só o ganho de peso, por exemplo. Isso estará associado a outras evidências, como cansaço, depressão ou constipação. O diagnóstico é feito através de um simples exame de sangue, o TSH e T4. Portanto, qualquer desconfiança em relação à glândula tireoide, procure seu médico para ter certeza.

Dr. Marco Seferin

(51) 9.9636 -3788

Rua Bento Gonçalves, 801 – Sala 308 – Centro – Lajeado

 

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS