Cursos de danças têm suas inscrições abertas no CTG
Este ano o CTG Sinuelo de Itapuca, passará a ofertar para crianças da rede municipal de ensino aulas de dança no CTG. O curso será ministrado pelo professor Cesar Augusto Sonda de Soledade.
Ele, que atua como professor há 26 anos, diz que a paixão pelo tradicionalismo veio de família. “Foi o amor pela tradição gaúcha e pela dança, passada pelos meus avós, que me trouxe o sonho de criança de dançar em um grupo. Feito isto, desde muito pequeno e por ter imaginado e planejado que queria esta profissão, ao me identificar e me inspirar em cada instrutor que tive, que há 26 anos sou instrutor nesta área e quero poder fazer isto por muito mais tempo, se assim Deus me permitir”, explana.
A importância da inclusão da dança na vida das crianças e jovens
O professor destaca que, além de ser uma atividade física, a dança se torna uma atividade social. As aulas ajudam as crianças a melhorarem suas habilidades de comunicação, trabalho em equipe, desenvolvem senso de cooperação e fazem novos amigos.
“Se a criança é tímida, matriculá-la na dança pode ajudá-la a se relacionar com mais crianças da sua idade e reduzir sua ansiedade em relação a novas pessoas ou lugares. Além disso, apresentar-se em público é um treino importante na infância que o ajudará a ser mais confiante em situações futuras. Os inúmeros tipos de dança são manifestações culturais que agregam muito no repertório das crianças. Ao conhecer cada dança, a criança pode aprender também sobre as origens, a história e contextos em que é praticada. Além disso, dançando a criança também vai entrar em contato com diversos estilos musicais”, explica o professor.
“Um grande benefício da dança é que ela é uma atividade altamente física e ao mesmo tempo divertida. Então o condicionamento físico da criança ficará ainda melhor, sem que ele tenha que fazer atividades repetitivas ou entediantes. A prática de dança pode aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimento, a força física e a resistência. Os movimentos repetitivos envolvidos na dança podem corrigir a má postura, aumentar o equilíbrio e a coordenação e melhorar a saúde cardiovascular em geral. E como dançar é uma forma aeróbica de exercício, costuma ser uma atividade indicada para as crianças que estão acima do peso”, pontua Sonda.
A dança como forma de manter viva a tradição
As danças tradicionais são formas de manter mais viva e de cultivar as raízes, um legado passado de pai para filho. Cesar quer trazer para a juventude de Itapuca um pouco da história da cultura gaúcha.
“Quero apresentar um trabalho de valorização da cultura, história das mesmas, criar ambiente propício e empático para que todos que cheguem, possam sentir-se bem e com vontade de conhecer muito mais e fazermos descobertas juntos de forma lúdica e respeitosa com nossa história e nosso corpo. Transmitir para o povo hospitaleiro de Itapuca, um pouco do meu conhecimento e criar laços de amizade junto ao meu trabalho. Crescermos juntos, regando a cada aula, a semente que estaremos plantando. Posso dizer que a comunidade pode contar comigo”, fala.
Usando a dança como forma de encarar a vida
Praticar a dança para uma criança ensina que errar é normal e que é preciso manter o foco e tentar novamente. “Ser capaz de lidar com erros, pedir ajuda, aceitar um feedback construtivo são coisas que se aprendem em aula e se leva para a vida. Ensinar aos jovens a importância da prática, da disciplina e foco. Com perseverança e motivação, as crianças são cada vez mais capazes de resolver problemas de forma proativa”, continua Cesar.
“E por último, dançar estimula a criatividade, incentivando a criança a desenvolver sensibilidade estética e apreciação pela arte. Tudo isso se torna parte da vida da criança e promove seu desenvolvimento de forma completa e, principalmente, saudável e divertida. Nos dias de hoje, devemos valorizar o convívio, a saúde e bem estar, ensinar não somente a dança, mas sobre viver melhor em sociedade. Dançar é muito importante e uma grande habilidade para a vida”, finaliza Sonda.
As inscrições e informações sobre os cursos de dança podem ser feitos diretamente com a patronagem do CTG.