O ano de 2021 foi de muitos desafios e trabalho para a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Fontoura Xavier. Mesmo iniciando os do trabalho em meio à pandemia, aos poucos tudo foi organizado e muitas ações foram realizadas.
A equipe do Cras trabalhou intensamente na confecção de enfeites de Páscoa, assim como no final do ano fizeram com os enfeites e a ornamentação do Natal. No entanto, o trabalho foi mais amplo, buscando levar conhecimento e aperfeiçoamento para a população.
Em maio, o novo Cras foi inaugurado com um espaço amplo, com salas para oficinas, esse novo espaço e a diminuição dos casos de Covid-19 permitiu o início das oficinas, sendo oferecidas oficinas de tricô, crochê, pintura, maquiagem, violão e gaita.
Também em parceria com o Sindicato Rural e o Senar foram oferecidos cursos, entre eles: curso básico em hortaliças, gestão rural, aproveitamento integral de alimentos e confecção de bonecas de pano.
O Cras realizou também a campanha do Agasalho e o Varal Solidário quando distribuiu os agasalhos doados durante a campanha.
De acordo com a coordenadora do Cras, Adriane Quevedo Moreira, o ano foi de muito trabalho, mas positivo. “Temos uma equipe muito unida e comprometida, isso nos permitiu realizar um bom trabalho, em alguns momentos foi difícil devido à pandemia, mas conseguimos oferecer oficinas e cursos à população, além disso, distribuímos mais de mil peças de roupas na Campanha do Agasalho, confeccionamos os enfeites de Páscoa e Natal, enfim, creio que foi um ano positivo, e esperamos que 2022 seja ainda melhor”.
Ele completa: “Em março retornaremos com os cursos e oficinas, queremos a cada dia dar mais condições de renda para a nossa população, e esses cursos são uma ótima ferramenta, pois os usuários do Cras terão possibilidade de uma renda extra com o que aprendem nos cursos”.