Por Rosemary Piccinini
No domingo, 12 de março, ocorreu em Garibaldi o 8º Encontro da Família Chiesa. A programação contou com acolhida, café colonial, missa de ação de graças presidida pelo frei Aldo Colombo, almoço de confraternização, homenagens, escolha do local do próximo encontro com entrega do brasão, apresentação cultural e reunião dançante.
Aproximadamente 400 participantes se fizeram presentes vindos dos mais diferentes locais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A festa buscou reviver o passado, comemorar o presente e projetar o futuro. Também foi uma oportunidade para matar a saudade e fortalecer os laços familiares.
Segundo Sueli Chiesa Misturini, da comissão organizadora, todo o empenho valeu a pena. “Não precisamos saber o grau de parentesco que nos une; basta sabermos que formamos a grande família Chiesa. Preparamos tudo com muito carinho, pensamos em cada detalhe e foi um encontro muito especial. Recordar a história, sentir a alegria do encontro e a emoção do abraço após a pandemia, não tem preço”, frisou. O próximo encontro será em 2025, em Ilópolis.
A história
No ano de 1882, saíram da Itália, com lágrimas nos olhos, saudades, sentimentos de medo, angustias, mas com muita coragem e esperança acenando para os que ficaram e em busca de nova vida.
Chegando no porto de Santos, já no Brasil, rumaram para o Rio Grande do Sul e se instalaram no interior, onde iniciaram uma nova vida, com muito trabalho. Ao chegarem, não perderam o ânimo diante das dificuldades. A partir daí, começaram uma grande família. Na medida em que foram se multiplicando, desbravaram outras terras brasileira e países da América. Depois dos primeiros Chiesas, muitos outros aportaram em terras brasileiras.