InícioMunicípiosCamargoCamargo e Nova Alvorada comemoram seu aniversário de emancipação hoje

Camargo e Nova Alvorada comemoram seu aniversário de emancipação hoje

No final da década de 80 as comunidades de Alvorada e de Camargo cresciam de forma diversificada, os líderes comunitários oprimidos pelo abandono do município mãe e sentindo a necessidade de uma administração mais próxima deram início aos movimentos emancipacionistas, que visavam dar mais autonomia para que estas comunidades pudessem prosperar.

Depois de várias reuniões e alguns contatos foram iniciados os trabalhos que norteavam a luta pela conquista das emancipações. Ambos os municípios conflitaram entre si e com os municípios vizinhos de Montauri e Vila Maria que também estavam em processo de emancipação em função das divisas e também das famílias que pertenceriam as determinadas cidades.

Na sequência foram formadas comissões Pró-emancipação, que encaminharam a documentação exigida por Lei. O lema que norteou toda a campanha emancipacionista foi: “EMANCIPAR PARA PROGREDIR”.

Em novembro  de 1987 houve a entrada de um mandato de Segurança no Tribunal de Justiça contra a emancipação de Nova Alvorada. A Comunidade de Nova Alvorada se uniu e lutou, conseguindo que o mandato fosse retirado do judiciário.

Foi então marcada a consulta plebiscitária em Nova Alvorada que ocorreu em 24 de abril de 1987, quando a maioria dos votantes (90%) manifestaram-se favoravelmente à emancipação.
Através da Lei nº 8.632 de 12 de maio de 1988, assinada pelo então Governador do Estado, Dr. Pedro Simon, foi criado o município de NOVA ALVORADA sendo toda a sua área desmembrada do Município de Arvorezinha.

 

Camargo fez seu plebiscito em 10 de abril de 1988, onde 1491 eleitores votaram, estando oficialmente inscritos 2000 eleitores. No pleito realizado, 1405 votaram favoravelmente à emancipação. Elevado à categoria de município com a denominação de Camargo, pela Lei Estadual nº 8.620, de 12 de maio de 1988.

 A história do município nos leva aos primeiros anos do século XX, quando chegaram os primeiros

Camargo se destaca pela qualidade de vida e posição econômica

 

Ocupando a 8ª posição no ranking do IDESE – indicador econômico do Estado a partir de dados referentes a educação, saúde e renda, índice divulgado em janeiro de 2023, o município de Camargo vem se destacando pela força do empreendedorismo, fomentado pelo trabalho realizado pela da Administração Municipal, que dispensa grandes esforços e investimentos em todas as áreas, visando desenvolver a economia e proporcionar o bem estar de quem mora no lugar.

O setor agropecuário, grande e maior destaque da economia do município, impulsionado pela suinocultura, é responsável por cerca de 50% das movimentações e, junto com a avicultura e a produção de grãos, correspondem por aproximadamente 70% do Valor Adicionado Fiscal.

Produção de frangos e suínos conduzem Camargo a patamares elevados de desenvolvimento e renda

Os produtores rurais recebem atenção especial da Administração Municipal através de vários incentivos e trabalhos realizados para que tenham boas condições de trabalho e de produção. Melhorias em estradas e construção de açudes são algumas das ações desenvolvidas que fomentam a inovação e o crescimento do setor.

Saúde, um dos focos da Administração Municipal

A Saúde dos camarguenses é um dos grandes focos do Poder Público Municipal, que busca inovar e atender da melhor forma possível os munícipes, realizando investimentos que possibilitam oferecer aos pacientes qualidade, conforto e segurança.

Equipamentos novos auxiliam no atendimento médico e ambulatorial, assim como profissionais capacitados como clínico geral e especialistas (endocrinologista, pediatra, ginecologista, obstetra, psiquiatra, odontólogo, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e outros).

Em um ambiente adequado e moderno para atendimentos em Saúde, o Município está oferecendo acesso à Saúde de qualidade a todos.

Cidade Educadora

Camargo tem o título de Cidade Educadora, e tal título deve-se em razão das ações desenvolvidas voltadas para qualidade e segurança na Educação de suas crianças, adolescentes e jovens.

Atenção e investimentos na Educação são prioridade, pensando no presente e no futuro das pessoas

Nessa mesma perspectiva, um novo espaço vem sendo preparado para o laboratório de informática e estão sendo oferecidos novos cursos técnicos e profissionalizantes no Polo da Universidade Aberta do Brasil, a UAB que funciona em Camargo.

Atenção e investimentos na Educação são prioridade, pensando no presente e no futuro das pessoas

Ações na Assistência Social

Na área de Assistência Social, atividades desenvolvidas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), através de oficinas educativas, esportivas e de convivência, demonstram a preocupação especial e o cuidado com aqueles que representam o futuro do município. Nesse cenário, destaque para a oficina de Karatê, onde a equipe conquistou recentemente títulos e medalhas na 4ª Copa Goshinkai de Karatê.

O Projeto Jovem Empreendedor, viabilizado pela Administração Municipal, visa qualificar e preparar os jovens camarguenses para o futuro profissional.

Cidade de empreendedores

A cada dia Camargo se fortalece como uma cidade empreendedora e em franco crescimento e qualidade de vida para seus moradores, impulsionada pelos incentivos municipais oferecidos aos negócios locais e aos novos empreendimentos na indústria, no comércio, no desenvolvimento social e esportivo.

As obras não param

Importantes obras também estão em andamento,  como a construção da nova sede do Conselho Tutelar, que contará com espaço amplo e moderno para o desenvolvimento de atividades acolhedoras e educacionais e os  alargamentos, melhorias e limpeza em estradas, realizadas pela Administração Municipal com recursos próprios ou através de programas especiais como o Ilumina, que possibilitou a modernização da iluminação pública e o Pavimenta, com obras em andamento acelerado, dentre as tantas outras práticas bem-sucedidas e inovadoras, com  implementação de políticas públicas locais, que buscam sempre o bem estar dos cidadãos, fizeram com que Camargo conquistasse o 2º lugar no Prêmio Boas Práticas/2022, entregue pela FAMURS.

Obras que visam atender melhor a população, como a nova sede do Conselho Tutelar, que será inaugurada nos próximos dias

São 35 anos de empreendedorismo e conquistas, fazendo de Camargo um município de destaque e prosperidade, na região e no Estado.

Nova Alvorada é a 3ª Cidade mais Rica do Brasil

Nova Alvorada é circundada por morros e cortada pelo rio Engenho Velho

A informação foi levantada pela Fundação Getúlio Vargas, que analisou dados das declarações de renda de milhares de brasileiros e estabeleceu um ranking das cidades mais ricas do Brasil.

Surpreendentemente Nova Alvorada foi considerada a 3ª cidade mais rica do Brasil com uma renda média de R$ 6.150,00 por habitante, considerando uma população de 3698 habitantes

Mas muito além da renda da população, Nova Alvorada ostenta uma qualidade de vida invejável, com pleno emprego, saúde, educação de alta qualidade, apoio a empreendedores e produtores além de muitas obras na cidade e no interior.

O perfil trabalhador e comprometido da população estão entre as características mais marcantes dos novalvoradenses que tem em seus empreendimentos e propriedades uma referência em termos de organização e qualidade.

 

Obras de infraestrutura são um diferencial

Estradas estão sendo abertas, alargadas e pavimentadas, ao todo o município conta com quatro trechos de estradas em obras adiantadas de pavimentação.

Obras estão sendo realizadas nos quatro cantos da cidade

Estrutura Educacional chama a atenção

Recentemente o município construir uma nova etapa da creche que deverá ser entregue em breve, mas além disso, a estrutura de escolas públicas chama a atenção pela qualidade.

Estrutura educacional chama a atenção pela qualidade

Empreendedores recebem incentivo para investir e ampliar

São inúmeros os empreendedores de Nova Alvorada que já receberam ou estão recebendo incentivos para investir e prosperar no município. A Administração tem um olhar atencioso e voltado a parceria com os empreendedores.

 

Produtores contam com ampla lei de incentivos

Nova Alvorada dispõe de uma das mais modernas e abrangentes leis de incentivo para o setor primário, onde a grande maioria das atividades estão contempladas. Prevendo auxílios e incentivos visando estimular o produtor rural a investir e produzir sempre mais.

Produtores recebem auxílio de R$ 400 ao hectare para o plantio

Grandes empresas fazem a diferença

 

Nova Alvorada conta com grandes empresas na área de distribuição de produtos e equipamentos, estas são as grandes geradoras de impostos e empregos para a população. Distribuidoras Basso e Pancotte, Intersul, Gold Brasil e Avicenter são empresas que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento social.

Basso Pancotte é uma das maiores empresas do Brasil na área de distribuição de medicamentos veterinários

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS