Thiago Tomazi e Renan Pasetti se destacaram na 17ª edição da Olimpíada
Por Carine Pompermaier
Direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) chegou à sua 17ª edição.
São objetivos da OBMEP estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso ao material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e privadas, contribuindo com a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O concurso ocorreu em duas fases: as provas da primeira fase foram aplicadas por cada escola nas suas próprias dependências, onde foram classificados para a segunda fase os alunos que obtiveram as maiores notas na prova da primeira fase, selecionados em ordem decrescente de nota, até que se preenchesse o total de vagas disponível para cada escola, por cada nível. As provas da segunda fase foram aplicadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em centros de aplicação organizados nos espaços cedidos pelas escolas participantes em todo o território nacional. Em Anta Gorda, foram realizadas no dia 08 de outubro de 2022 na Escola Sagrado Coração de Jesus.
A correção das provas de segunda fase foi de responsabilidade exclusiva do IMPA, sendo realizada em duas etapas: correção regional que abrange o total de provas realizadas por região, sendo 71 regiões no território nacional; e correção nacional que abrange o número de provas correspondente ao dobro do número total de medalhas a serem distribuídas, de acordo com os critérios de premiação.
Alunos premiados com Menção Honrosa, poderão ter chance de participar do PIC
Em Anta Gorda, alunos da Escola Augusto Meyer, Thiago Tomazi e Renan Pasetti se destacaram pelo desempenho na OBMEP, conquistando o certificado de Menção Honrosa, realizado pelo IMPA, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação.
Alunos da rede pública de ensino premiados com Menção Honrosa, poderão ter a chance de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) organizado para os medalhistas da OBMEP. “Como vários medalhistas desistem de participar do PIC por motivos diversos, existe a chance destes alunos da nossa escola participarem do programa como bolsistas, se estiverem matriculados na rede pública em 2023, substituindo esses medalhistas. Essa substituição é feita considerando a classificação na 2ª fase da OBMEP e a disponibilidade de vagas”, explica a coordenadora Taciane Manfio Redin.
“A premiação é muito mais que um reconhecimento, é um estímulo”
Ela segue, em nome da coordenação da escola, parabenizando os alunos premiados na 17ª OBMEP. “Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, que o trabalho desenvolvido pela equipe escolar está sendo bem feito e isso nos motiva muito”, disse. “Para nós da rede municipal de ensino, ter esses alunos e a professora de Matemática, Cristina Parisotto Bocki, destacados no Brasil inteiro, nos enche de orgulho. Isso mostra um grande avanço da nossa escola e nos estimula a continuar com ações que fazem nossos estudantes se desenvolverem cada vez mais”, acrescentou.
“Agradeço à professora Cristina por estar desmistificando a Matemática como um ‘bicho de sete cabeças’ e aos professores, como um todo, que estão trazendo novas metodologias, novas estratégias. Também quero agradecer a Secretaria de Educação de Anta Gorda pelo apoio e agradecer o empenho das famílias que foram parceiras da escola nesse desafio. A premiação é muito mais que um reconhecimento, é um estímulo. É uma forma de engajar estudantes a participarem da primeira fase da OBMEP em 2023, que ocorre no dia 30 de maio. Esperamos uma boa participação e desempenho dos nossos estudantes no decorrer desse ano também, e que venham as medalhas”, encerrou.
Os alunos premiados, Renan e Thiago, avaliaram suas participações na OBMEP. “Quando recebi a proposta para participar da Olimpíada passei a rever os conteúdos do caderno e busquei conteúdo também na internet. Quando o resultado saiu fiquei muito feliz. Isso me motiva ainda mais a estudar, afinal, sem esforço e dedicação não se conquista nada”, destaca Renan que é estudante do 1º ano do Ensino Médio e filho de agricultores, produtores de tabaco. O jovem sempre estudou em escola pública, sendo que do pré até a 5ª série foi aluno da escola da Linha Cabral. Ele reside no interior.
Já Thiago, que é aluno do 9º ano, frisou: “O que me ajudou foi o preparo, para ter passado de fase e ganhado o certificado. Me dediquei muito, procurei estudar todo o conteúdo que cairia na prova. Nesse ano pretendo participar de novo e ir ainda melhor”, disse ele que é filho da agricultora e marceneiro e sempre estudou na Augusto Meyer.