Padroeiro dos motoristas e dos viajantes, São Cristóvão ganhou esse título por levar Jesus nos ombros, na travessia de um rio.
Pouco se sabe sobre a verdadeira história do Santo, mas de acordo com a lenda grega, seu nome era Réprobo (em latim significa malvado), fazia parte da tribo dos bárbaros antropófagos e teria sido convertido e engajado nos exércitos imperiais.
Réprobo tinha altura fora do comum, um verdadeiro gigante. Seu sonho era servir ao mestre mais poderoso do mundo e iniciou sua missão para encontrar quem seria esse mestre.
Percorreu diversos lugares para à procura de reis, líderes e governantes, quando percebeu que, por medo, todos se curvavam a Satanás. Com o passar do tempo, também percebeu que seu novo mestre fugia ao se deparar com uma cruz, e decidiu então abandonar Satanás, já que ele temia outro mestre.
Foi então que passou a desejar servir ao Senhor e foi orientado praticar caridade e realizar coisas boas. Usou sua altura para ajudar pessoas a atravessar um rio, que por falta de pontes, diversas pessoas se afogavam.
Certo dia, um menino pediu para ser levado para a outra margem, mas durante o caminho, Réprobo reparou que o menino começou a ficar cada vez mais pesado, e com muito sofrimento terminou a travessia. Ao chegarem, ele disse que o menino era tão pesado que parecia que ele estava levando o peso de todo o mundo nas costas.
O menino sorrindo, lhe respondeu: “Tu levaste sobre os ombros mais do que o mundo todo – levaste o seu Criador. Eu sou o Jesus a quem tu serves”.
A partir deste dia, afirmou que daria a vida por seu mestre e passou a ser chamado por São Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”, assumindo sua missão de peregrinar levando a palavra de Jesus. Passou a ser invocado por motoristas e viajantes para ser o santo protetor e guiar o percurso a ser seguido.
São Cristóvão é celebrado no dia 25 de julho, a data que também celebra os trabalhadores do campo.
Diversas comunidades da região e do país se reúnem e comemoram o santo, realizando procissões motorizadas e benção dos veículos.
Na região de cobertura do Eco Regional, haverá comemorações nas seguintes comunidades: Pinhal Queimado, em Arvorezinha, Vila Assis, em Fontoura Xavier e Carlos Barbosa, em Putinga, todas no dia 23 de julho. Em Ilópolis acontecerá procissão motorizada, saindo do Lago Verde em direção ao Santuário São Paulo Apóstolo onde será celebrada a missa. Em Anta Gorda, dia 22, sábado, haverá o jantar baile organizado pelo STR e, dia 30, festa em Doutor Ricardo.