Os resultados do Saergs (Sistema de avaliação da educação do Rio Grande do Sul) divulgados no início do mês pelo governo do Estado, apontam que Itapuca está em 2º lugar na região e em 57º lugar no estado. Em comparação aos demais municípios da região, o resultado é muito bom.
Felizes com os resultados, o prefeito Marcos Scorsatto e a secretária de Educação de Itapuca, Analice Seben Casagrande, falaram dos resultados obtidos no Imers referente à Escola Municipal de Ensino Fundamental João Claudir Caproski. “Os alunos que participaram das provas são do 2º, 5º e 9º ano e graças ao envolvimento da equipe diretiva, coordenação pedagógica e professores, o resultado foi excelente. Os professores em sala de aula incentivam os alunos, aplicam simulados e isso contribui muito. Ainda, nos conselhos de classe debatemos as dificuldades e buscamos sanar. Esse resultado obtido nos incentiva cada vez mais a trabalhar para que a educação de Itapuca esteja em destaque”, frisaram.
A E.M.E.F João Claudir Caproski conta atualmente com 183 alunos, do 1º ao 9º ano, e seu espaço físico deve ser ampliado em breve. A escola deve ser totalmente municipalizada em 2027. Hoje o Estado ainda atua na escola com o 7º, 8º e 9º ano, com cerca de 12 alunos.
Diferenciais
A diretora da escola, Marilde Benedito, ressalta que a escola não funciona em turno integral, mas é oferecido reforço para os alunos com maior dificuldade na aprendizagem. “Ainda temos atendimento com psicopedagoga e é prestado Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com déficit”, informou.
A coordenadora pedagógica, Zoziane Pastório da Luz, enfatizou ainda que a escola adere a vários programas que visam motivar os alunos. “Outro diferencial é que a escola dá todo o suporte, tanto para os professores trabalharem quanto para os alunos aprenderem com mais facilidade e qualidade”, salientou.
A professora do 1º ao 5º ano, Adriane Livinalli seguiu falando sobre os diferenciais da escola. “Em relação aos anos iniciais, Itapuca, por ser um município pequeno, tem turmas pequenas, as quais do 1º ao 5º ano, são divididas entre os turnos da manhã e da tarde. Então, o professor consegue atender individualmente cada aluno, sendo possível acompanhar os cadernos, estar mais atento às dificuldades, enfim. Outro ponto é que temos na escola materiais sempre à disposição e o que não tiver na escola é providenciado. Temos uma parceria e um diálogo muito tranquilo entre colegas e direção. Nos sentimos seguros para trabalhar porque temos apoio”, considerou.
E seguiu: “Outra coisa indispensável são as aulas de reforço, pois as crianças que têm dificuldades são atendidas individualmente. A psicopedagoga também é uma segurança para nós, pois observamos na sala de aula casos em que o aluno não consegue desenvolver determinada habilidade com a idade que tem e aí a psicopedagoga faz toda uma avaliação e se for o caso o aluno é encaminhado para neuropediatra, para exames. Não temos o intuito de rotular ninguém, queremos entender o que está impedindo a aprendizagem do aluno para poder fazer a intervenção”, declarou.
Já a professora de Língua Portuguesa, Carina Cavalini de Lima, destacou a importância de trabalhar a leitura que proporciona o entendimento sobre os mais diversos assuntos. “Um outro ponto que acho que faz a diferença em nossa escola é a questão da leitura. Nós temos uma biblioteca boa, com um material contemporâneo e isso faz com que os alunos se sintam atraídos. A capacidade de ler e compreender o que se está lendo contribui e muito para o progresso dos alunos. As telas interativas também são um diferencial, pois possibilitam inúmeras atividades na escola”, frisou.
A escola tem um projeto de leitura permanente onde todos os dias são destinados 15 minutos no início da aula para a leitura. “Os alunos que não conseguem ler ainda, visualizam as imagens e contam as histórias. Todo dia é selecionado um ajudante que será o contador de histórias e os alunos esperam ansiosos por chegar a sua vez”, disse a professora Silvane Farias. Com os alunos do 8º e 9º ano é desenvolvido um projeto de leitura trimestralmente onde são trabalhados clássicos da literatura e obras que por ventura ouviram falar.
Segundo a equipe diretiva, pedagógica e de professores da E.M.E.F João Claudir Caproski, a colaboração e participação das famílias no ambiente escolar também é um dos pontos positivos, contribuindo para que os alunos levem os estudos a sério.
Investimentos constantes
O prefeito Marcos Scorsatto destacou o empenho da Administração para realizar investimentos constantes para ampliar a qualidade da educação. “Investimos de forma enfática na formação dos professores, na aquisição de materiais e equipamentos atualizados e modernos, a exemplo das lousas digitais, que proporcionam uma verdadeira revolução dentro da sala de aula, possibilitando aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. Também acredito que o trabalho que foi realizado logo após a pandemia, com visitas às casas, a motivação para o retorno às aulas, a doação de material escolar para todos os alunos e agora os uniformes, faz toda a diferença. Além disso, temos mais investimentos previstos na ampliação da escola e novas aquisições para os próximos meses. Mas tenho certeza que apesar dos investimentos o que faz toda a diferença é o engajamento da nossa equipe, o comprometimento com que cada um tem, especialmente os professores com os resultados de cada alunos, isso sem dúvidas faz toda a diferença.