InícioDestaqueVereadores e agricultores de Putinga participam de mobilização em defesa da agricultura...

Vereadores e agricultores de Putinga participam de mobilização em defesa da agricultura familiar

Os vereadores de Putinga, Everton Graffitti, Josmairo Marostica e Claci Salete Santin da Cás, juntamente com o vereador de Ilópolis, Edson Graffitti, acompanhados do secretário de agricultura de Putinga Fabio Dalberto, participaram nesta quarta-feira, 21 de maio, ao lado de agricultores do município, de uma mobilização promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). A manifestação busca chamar a atenção do governo federal para a grave crise enfrentada pela agricultura e pecuária familiar no estado.

O primeiro dia do movimento, 20 de maio, foi marcado por articulações entre os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, com foco na organização, no diálogo e na definição de estratégias para os próximos dias de mobilização, que já ocorrem em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Entre as principais reivindicações estão:

  • A prorrogação de dívidas dos produtores;
  • O fortalecimento do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro);
  • Medidas emergenciais diante das perdas causadas por enchentes e estiagens que vêm afetando diretamente as famílias agricultoras.

“Estamos nesta mobilização para exigir respeito ao nosso trabalho e condições para continuar produzindo. Não podemos mais esperar”, declarou o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva.

Enquanto ocorrem manifestações nos municípios, uma equipe da FETAG-RS também cumpre agenda em Brasília, em reuniões com autoridades do governo federal para apresentar as demandas da base e pressionar por soluções efetivas.

A FETAG-RS destaca que o movimento é pacífico e legítimo, e tem como objetivo abrir um canal de diálogo com o governo, reforçando a urgência de políticas públicas eficazes. “Sem apoio, a agricultura familiar está ameaçada. Queremos produzir, mas precisamos de condições para continuar existindo”, acrescentou o presidente.

A mobilização seguirá por tempo indeterminado, até que o governo federal apresente respostas concretas às pautas do setor.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
23,600SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS