O Poder Legislativo de Putinga, por meio do presidente Everton Graffitti, manifestou apoio à mobilização promovida por produtores rurais da região. A manifestação ocorreu no sábado, 24 de maio, às margens da ERS-332, em Ilópolis, em frente ao Posto Capão Alto.
A mobilização, de caráter pacífico, reuniu um expressivo número de agricultores do Alto do Vale do Taquari. Entre as principais pautas reivindicadas pela categoria estão:
Implementação do programa Desenrola Rural II para regularização de operações de crédito vencidas e vincendas do Pronaf e Pronamp, com previsão de rebate e prorrogação;
Liberação de recursos da linha especial do BNDES para agricultores ligados a cooperativas e cerealistas;
Prorrogação ou securitização das operações de crédito do Pronaf e Pronamp, com prazo de 20 anos para quitação, dois anos de carência e taxas de juros de 4% e 6%, respectivamente;
Alteração ou revogação de resoluções que reduzem a cobertura do Proagro, impedem o enquadramento pelo CAR e dificultam a contratação de programas governamentais.
Segundo o presidente da Câmara, Everton Graffitti, mobilizações semelhantes estão ocorrendo em todo o Estado. “Nesta semana aguardamos um retorno do Governo Federal. Estamos realizando manifestações pacíficas, mas, se não houver resposta até sexta-feira, 30 de maio, vamos fechar o Estado”, afirmou.