Na manhã desta segunda-feira, 16 de junho, prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Taquari – AMAT estiveram reunidos em Porto Alegre com autoridades estaduais para tratar do projeto de asfaltamento dos trechos faltantes da Rota do Pão e Vinho, roteiro turístico de grande relevância para o Vale do Taquari.
Participaram da reunião os prefeitos Francisco Frighetto (Anta Gorda), Jones Wünsch (Roca Sales), Jonas Calvi (Encantado) e Álvaro Giacobbo (Doutor Ricardo), além do presidente da AMAT, prefeito Mateus Trojan. O grupo foi recebido pelos secretários estaduais Juvir Costella (Logística e Transportes) e Ronaldo Santini (Turismo), e também contou com a presença do Diretor-Presidente do DAER, Luciano Faustino.
A pauta central do encontro foi o alinhamento técnico do projeto de engenharia que será apresentado de forma conjunta pelos municípios integrantes da rota. A proposta visa atender aos requisitos exigidos pelo Governo do Estado para viabilizar o asfaltamento dos trechos ainda não pavimentados, o que permitirá a conclusão da Rota do Pão e Vinho.
Também participaram da reunião equipes técnicas da Secretaria Extraordinária da Reconstrução e das administrações municipais envolvidas, com foco na compatibilização dos projetos com os critérios técnicos do Plano Rio Grande.
A pavimentação da Rota do Pão e Vinho é considerada prioritária para a recuperação econômica da região, especialmente após os eventos climáticos extremos que atingiram o Vale do Taquari. O roteiro é estratégico para o fortalecimento do turismo regional, valorizando a cultura, a gastronomia e a produção típica dos municípios que o compõem.