Abril Verde – Brasil ultrapassa a marca de 700 mil acidentes de trabalho por ano

76

O Abril Verde se tornou muito importante para aqueles que se preocupam com a segurança do trabalho. Afinal, é um mês que busca sensibilizar a todos para a elaboração de métodos de prevenção contra as doenças e os acidentes originários da execução das funções no trabalho. O movimento é caracterizado no calendário nacional com o laço da cor verde.

A mobilização se faz necessária com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência deste.

O mês de abril foi o escolhido para o movimento porque no dia 28 pessoas de todo o mundo celebram o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Números

No Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em janeiro de 2021, o número de casos de acidentes de trabalho passa de 700 mil por ano.

Por conta disso, o país fica no quarto lugar do ranking da Organização Internacional do Trabalho das nações com maior incidência deste tipo de acidente. Isso ressalta que a implementação de políticas eficazes de segurança e uso de EPI fazem a diferença na redução desses riscos.

 Tipos de acidente

Entre as lesões, os tipos mais comuns são corte e laceração, em seguida vêm fraturas, contusão e esmagamento, distorção e tensão, e lesão imediata. Já as áreas mais atingidas são os dedos, pés, mãos, joelho, partes múltiplas e articulação do tornozelo.

No ranking por ocupação, as ocorrências mais frequentes foram as de alimentador de linha de produção, técnico de enfermagem, faxineiro, servente de obras e motorista de caminhão.

 Estratégias que podem ser implementadas pelas empresas no Abril Verde

Ações estratégicas podem ser adotadas por qualquer companhia, independentemente do seu porte ou orçamento, já que existem diversas alternativas, por exemplo: palestras; debates; seminários; campanhas publicitárias; mobilizações sociais; e treinamento dos funcionários sobre prevenção de acidentes e doenças.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome