InícioMunicípiosAnta GordaAnta Gorda e Ilópolis comemoram 56 anos de emancipação na quinta-feira

Anta Gorda e Ilópolis comemoram 56 anos de emancipação na quinta-feira

As cidades de Anta Gorda e Ilópolis estão em festa nesta semana, pois ambos municípios comemoram 56 anos de emancipação nesta quinta-feira, 26 de dezembro e realizam feriado municipal.

Ilópolis chega aos 56 anos com avanços em todas as áreas

Prefeito Edmar Rovadoschi e vice Fernando Dapont fazem um balanço das atividades e projetos até o momento

Em seu terceiro ano de mandato, o prefeito Edmar Rovadoschi e o vice-prefeito, Fernando Dapont afirmam que a expectativa para o futuro do município é positiva em diversos aspectos.

“Temos várias indústrias de erva-mate, um comércio bom e produtores estruturados. Ilópolis não é um município grande, mas é muito forte. Se comparado com outros municípios, encontramos pouca pobreza ou pessoas passando fome. Além disso, tem serviço para quem precisa”, afirmam.

Um dos pontos destacados por Rovadoschi e Dapont está relacionado à qualificação do produtor na erva-mate, pois, segundo eles, hoje as pessoas ficam no interior justamente pela matéria-prima ser o carro chefe na economia ilopolitana. “Investimos nisto pois acreditamos ser necessário para o futuro do setor ervateiro e também para o município. Porém, seria interessante se o produtor trabalhasse com outras culturas também, já que no momento está muito focado na erva-mate”, ressaltam.

Neste sentido, os gestores afirmam que trazer para o município uma indústria que não fosse de erva-mate também seria interessante, até mesmo como forma de diversificação da economia, gerando emprego e renda para Ilópolis. “Acho preocupante a história de extinguir os municípios com menos de cinco mil habitantes, mas acredito que o projeto não vai passar, mas também é um puxão de orelha para os pequenos municípios, para que façam gerar mais impostos ficando de fora dessa lei”, enfatiza o prefeito.

Em relação ao trabalho realizado pela Administração nestes três anos, Rovadoschi e Dapont destacam que se conseguiu avançar em todas as áreas. “Na saúde demos continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito, conseguindo fisioterapia gratuita, melhorando as viagens para outros municípios e na infraestrutura do posto, além de renovação da frota e ampliação da medicação gratuita”.

O convênio com o Hospital Leonilda Brunet também merece destaque. A melhora deste convênio permite que mais atendimentos sejam feitos no município, além de fortalecer a casa de saúde e facilitando o acesso à população que não precisa se deslocar a outros municípios para buscar atendimento. “Fizemos um bom trabalho ficando dentro do orçamento que estava previsto”.

Investimentos em educação

                 Os três anos de gestão também foram de investimentos nas três escolas do município, sendo uma delas de educação Infantil. Conforme eles, boa parte das obras foi realizada com recursos próprios do município. “Conseguimos reverter um recurso da Emafa que estava perdido, tanto que agora as obras estão em andamento e isso nos alegra muito. Ali também foi feita a quadra de esportes, oferecendo mais conforto e segurança aos alunos, assim como no cercamento do educandário. Na Educação Infantil houve a troca do telhado e na escola do Bairro Santa Rita também se investiu em cercamento”, destacam. A aquisição de micro-ônibus também se enquadra neste quesito.

Obras e agricultura 

                 Na Secretaria de Obras a Administração está fazendo o máximo para atender serviços particulares, além da ideia de fazer um pouco de calçamento em cada comunidade. “Queremos seguir com essa proposta. O calçamento é bom para o morador e para o município e a longo prazo é um bom investimento. Sempre cito como exemplo a entrada de São Francisco, pois é a que mais precisa de manutenção. Em um ano ela é patrolada de oito a nove vezes e cada vez que a máquina trabalha, precisa colocar brita, o que gera um custo significativo para o município. No momento que se coloca o calçamento, isso não precisa ser feito, gerando economia para o município e favorecendo a comunidade”, ressalta Rovadoschi.

A frota da pasta também foi renovada, pois vários maquinários já estavam antigos e rendendo gastos com manutenção. Para o chefe do Executivo, os investimentos em calçamento só não foram maiores, pois havia essa necessidade de melhorar os veículos para melhor atender os munícipes.

Serviços particulares também estão sendo realizados pela Secretaria de Agricultura, que faz um trabalho muito forte no sentido de melhorar a erva-mate na propriedade. “Há um trabalho muito forte de qualificação e incentivo aos produtores, como o projeto de distribuição de calcário, que está previsto para ter continuidade no ano que vem, além de cursos de capacitação, para que os produtores ofereçam um produto de qualidade no mercado”, enfatizam Rovadoschi e Dapont.

Segurança pública

                 Na área da segurança pública a ideia para o próximo ano é investir em videomonitoramento. Conforme Rovadoschi a Administração está realizando um trabalho com a Brigada Militar e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) para implantar um sistema de videomonitoramento na cidade. Reuniões já foram realizadas e a definição dos pontos estratégicos em que as câmeras serão instaladas ficará sob a responsabilidade da Brigada Militar e Polícia Civil.

“Além de ser uma forma de ofertar segurança à população não deixa de ser uma ferramenta para os órgãos de segurança trabalhar melhor, monitorando carros e pessoas que circulam. Acho que inibe bastante a ação de criminosos e no meu ponto de vista no momento que se tem um cercamento eletrônico se evita até mesmo assalto”, detalha o prefeito.

Infraestrutura urbana

                 Todos os anos a Administração procura investir nas reformas dos prédios públicos. A reforma do Centro de Convivência foi um dos últimos investimentos. Para o próximo ano está prevista a reforma do Posto de Saúde e a ampliação da garagem da Secretaria de Obras. Nesta questão também se enquadra o projeto recebido pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa), nos últimos dias, que permite que seja feita toda a rede de esgoto do município e do Bairro Santa Rita.

“Assim que a área for definida o município recebe a licença ambiental e poderá captar recurso para a realização do projeto que tem um valor aproximado de R$ 14 milhões. Claro que ele será realizado em etapas, mas é de extrema importância para Ilópolis, pois era um projeto que estava sendo aguardado desde 2012”, afirma o prefeito.

Geração de emprego e renda

 Oferecer mais oportunidades de empregos aos iloplitanos também é um dos objetivos da Administração que já incentiva empresas por meio da Lei Pro 10, em que o município dá o auxílio de acordo com a contribuição da empresa. “É uma lei que o município tem e que já auxiliou ervateiras, chiqueirões, empresas e até mesmo produtores rurais. Ilópolis está de portas abertas para quem quiser se instalar aqui por meio desta lei”, salienta o prefeito.

Frisa também que algumas empresas não se enquadram pois geram pouco imposto. “É uma lei para quem trabalha 100% com nota, pois o município dá o incentivo, mas recebe isso futuramente de volta em imposto”. Além disso, se fala da possibilidade em comprar uma área de terras para fazer o Distrito Industrial como forma de incentivar outras empresas a se instalarem na cidade da erva-mate.

 

Madalena ressalta os valores dos antagordenses no seu aniversário

O  município de Anta Gorda está de aniversário, a cidade comemorará 56 anos no dia 26 de dezembro. Neste ano, a Administração Municipal em função dos fatos ocorridos não organizou uma programação específica para a data, mas a prefeita Madalena G. Zanchin fala sobre os diferenciais de Anta Gorda.

“Anta Gorda como diz o seu hino é uma cidade de terras dobradas e difíceis de serem cultivadas, mas aqui tem um povo trabalhador, um povo que acredita que trabalhar e se dedicar é a forma de se viver, este espírito fez com que Anta Gorda se desenvolvesse, que tivéssemos uma ampla diversificação na produção primária e faz com que 62% da população ainda resida no interior. Essa cultura do braçal, do trabalhar é que faz de Anta Gorda um município muito próspero”, ressaltou Madalena que acredita que esses valores são passados de geração em geração e são eles que fazem Anta Gorda ser o que é.

“Existe união em Anta Gorda, as pessoas se unem para evoluir e este é o nosso maior legado. As pessoas têm muito orgulho de ser daqui. As pessoas tem uma autoestima muito boa com relação a suas origens, a sua história, o que vale aqui é o olho no olho, não precisa de papel”, ressaltou parabenizando a todos pelo aniversário da cidade.

 

Orçamento

        Em termos qualitativos, a prefeita Madalena ressaltou que o orçamento foi construído de uma forma que ele venha a permitir que a Administração conclua o plano de governo. “Falo das aquisições, das obras e ações que planejamos para 2020 com todos os objetivos e metas realizados”, encerrou Madalena.

 

Incentivos ao Condomínio Avícola

 Nesta semana foi aprovada mais uma etapa do incentivo ao Condomínio Avícola de Anta Gorda pela Câmara de Vereadores.

Madalena ressaltou que este incentivo já era um compromisso assumido desde o início da Administração e as concessões são feitas por etapas. O montante é de R$ 254 mil reais para custear despesas com energia elétrica. “Tanto eu quanto o Celcinho (in memórian) sempre acreditamos muito na importância desta parceria e trabalhamos incansavelmente para que o município pudesse incentivar e ser parceiro deste empreendimento”, declarou Madalena.

Ponte do Cabral

A obra foi liberada para uso, está concluída. “Quando assumi como prefeita essa foi uma de minhas prioridades, fui atrás, não permiti que travasse, e a obra está concluída”, afirmou a prefeita que diz acreditar na resolutividade e na eficiência do setor público.

Abastecimento de água

 “Uma de nossas prioridades para 2020 é a realização de investimentos na rede de água do município, já estamos trabalhando com os projetos de melhoria dos reservatórios de água e também da rede, estamos buscando recursos junto a Funasa para realizarmos essas melhorias”, finalizou a prefeita.

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.