Assembleia reabre acesso principal nesta segunda e mantém restrições ao público

106

O acesso principal da Assembleia Legislativa, em frente à Praça da Matriz, reabre às 13h30min desta segunda-feira, 22, mas mantém as restrições de acesso ao público externo, que deve ter autorização prévia, bem como ao limite de 50% dos servidores da Casa. A entrada estava fechada desde maio do ano passado em função das obras de reforma e modernização do acesso principal ao Palácio Farroupilha e da troca do sistema de ar condicionado do prédio. A ampliação do horário de atendimento da Casa, das 8h30min às 18h30min, também passa a valer a partir desta data.

Segundo o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), apesar da reabertura, as restrições de ingresso permanecem válidas, tendo em vista o enfrentamento à pandemia de coronavírus. “O acesso se dará mediante autorização prévia dos gabinetes, bancadas, superintendências e presidência. Os visitantes passarão por aferição de temperatura, verificação do uso de máscara e uso de álcool gel, que será fornecido na entrada ao prédio”, explica.

As alterações no funcionamento da instituição foram aprovadas na reunião da Mesa Diretora no último dia 9. A medida, que tem validade até 3 de maio e pode ser prorrogada, mantém as atividades parlamentares – sessões plenárias, reuniões de Mesa Diretora, das Lideranças e das comissões – em formato híbrido. As rotinas internas dos gabinetes parlamentares e administrativos também devem respeitar a ocupação máxima de 50% da capacidade do prédio.

As mudanças na AL
Com as obras de reforma na Casa, o espaço interno do saguão da portaria ficou maior, o que evitará aglomerações e permitirá a realização de eventos de pequeno porte. A escadaria que dá acesso à Praça da Matriz foi transferida alguns metros até uma área descoberta, o que transforma o espaço sob a esplanada num grande hall. O novo acesso também melhorou a acessibilidade de pessoas com deficiência e garantiu espaço seguro para quem chegar de bicicleta: um novo paraciclo, com capacidade para nove bicicletas, foi instalado junto à fachada. Já a ligação com a rua Duque de Caxias, pela esplanada do prédio, que era uma rampa para veículos pouco utilizada, passou a ser uma escadaria.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome