Barra do Dudulha receberá cavaleiros hoje

0
73

A 27ª Cavalgada Farroupilha está passando por Fontoura Xavier, nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, às 17h. Um ato será realizado na Barra do Dudulha, e contará com a participação dos Cavaleiros da Paz, das Entidades Tradicionalistas e lideranças locais.
A Cavalgada Farroupilha está sendo percorrida entre pelos campos de Lajeado, Santa Clara, Forquetinha, Canudos do Vale, Progresso, Pouso Novo, Fontoura Xavier, Barros Cassal e Soledade, em culto aos que pelearam pela constituição, rememorando o episódio histórico gaúcho da Revolução Constitucionalista de 1932 no Brasil.
O evento é realizado pelo Instituto Cavaleiros Farroupilhas, com sede em Eldorado do Sul, e tem como lema – Fazendo Pátria Semeando Cultura, que tem por objetivo promover a história humana, recriando pelas cavalgadas, rotas de turismo histórico em culto aos heróis ligados ao Ser Gaúcho (a), e, filmar um documentário sobre as façanhas dos homenageados.
Agora chegou a vez do Vale do Taquari receber atenção desses abnegados ao cavalo e a história, grupo formado por profissionais de diversas áreas, homens e mulheres, jovens e crianças, que se integram anualmente a suas custas, com apoio da imprensa gaúcha, setores público e privado, o evento focado na história brasileira.

Passados 87 anos do Combate do Fão, eis mais um tributo a memória do maragato General Candoca e seus homens, (originários dos partidos – Republicano e Libertador) que pelearam e morreram como bravos, para que o Brasil não fosse governado em tempo algum, sem uma constituição.

Esses filmes documentários do ICF, são distribuídos com as Prefeituras, para escolas públicas montarem suas filmotecas, dentro do projeto Uma Aula De História No Cinema, que tem a meta de educar proporcionando aos alunos, aprenderem história e geografia, vendo os locais aonde os fatos aconteceram, e português escrevendo sobre o que viram.

Assim os Cavaleiros Farroupilhas contemporâneos, desde 1993, liderados por Dorotéo Fagundes (radialista/jornalista/advogado) e João Antônio Fagundes de Abreu (produtor rural), (que já percorreram mais de 5 mil quilômetros em 26 cavalgadas estaduais, nacionais e internacionais, produzindo mais de 10 filmes e 5 livros sobre os episódios estudados e redesenhados nesses eventos), estão cumprindo no Vale do Taquari, de 11 a 15 de setembro, mais uma missão de amor a terra, liberdade, igualdade e humanidade.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome