InícioDestaqueCâncer da boca: o que saber para prevenir

Câncer da boca: o que saber para prevenir

O câncer da boca é um tumor maligno e que representa o quinto tipo de câncer mais comum em homens no Brasil. Dados de 2020 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, indicam uma estimativa de 15.190 novos casos em 2020, dos quais 73% eram homens e 27% mulheres. É, de fato, um mal que atinge mais o gênero masculino, embora qualquer pessoa deva procurar auxílio médico especializado em casos suspeitos ou anormalidades.
A orientação principal é ser muito cuidadoso com lesões que venham a aparecer, pois o tratamento é basicamente com cirurgia e pode deixar sequelas se identificadas quando o problema já estiver avançado. Quanto antes identificar, maior a chance de cura.

Sintomas:

– Dor ao mastigar ou engolir
– Mancha vermelha ou branca em qualquer parte da boca, especialmente na língua, que não sara ou desaparece

– Dor ao movimentar a língua ou mandíbula

Como prevenir:
Evitar bebida alcoólica
Não fumar
Manter uma boa higiene dental
Tomar cuidado com placas e próteses, que podem machucar cronicamente a boca

O tratamento é multidisciplinar. Mas a base é a cirurgia, pois o paciente diagnosticado vai ser submetido à retirada da área afetada pelo tumor associada à remoção das ínguas (linfonodos) do pescoço e algum tipo de reconstrução quando necessário. Cuidar também dessas ínguas é necessário para evitar a disseminação e consequente piora no quadro do câncer da boca. A opção pela quimioterapia e radioterapia é complementar, adotada para os casos mais avançados e buscando o melhor resultado curativo.
O risco de sequelas depende da complexidade da cirurgia, considerando a extensão e localização do tumor. Em casos simples, normalmente não acontece nenhuma sequela. Em situações mais graves, pode haver problemas na deglutição e fala.
Vale lembrar que a apresentação dessa doença é muito variável. Pode, inclusive, não dar nenhum sintoma. Portanto, todos os machucados na boca que não melhoram depois de 15 dias, devem ser vistos por um especialista.

Dr. Marco Seferin

 

 

Dr. Marco Seferin, Cirurgia de cabeça e pescoço, tem consultório na Rua Bento Gonçalves, 801, sala 308, em Lajeado, consultas podem ser agendadas pelo telefone (51) 99636-3788

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.