InícioDestaqueCerca de 26 mil doses de vacina vencidas da AstraZeneca foram aplicadas...

Cerca de 26 mil doses de vacina vencidas da AstraZeneca foram aplicadas no país

De acordo com uma matéria publicada na sexta-feira, 2 de junho, no site da Folha de São Paulo, um cruzamento de dados feito em duas bases de informação do Ministério da Saúde aponta que cerca de 26 mil doses vencidas da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 foram aplicadas no Brasil.

Segundo as informações, os imunizantes foram do prazo faziam parte de lotes importados da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ou adquiridos por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Os imunizantes que tiveram prazo de validade expirado teriam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Conforme o levantamento, no Rio Grande do Sul foram aplicadas 806 doses vencidas da vacina da fórmula da AstraZeneca. Os municípios, segundo o balanço, que mais aplicaram imunizantes nesta condição foram Santo Ângelo (260) e Porto Alegre (86), de um total de 66 municípios gaúchos.

O município de Anta Gorda é o único da região que teria recebido vacinas desse lote vencido.

Secretaria da Saúde se manifesta sobre o fato

Secretaria Estadual da Saúde (SES) se manifestou sobre a suposta aplicação de vacinas vencidas, e informou que está verificando dados sobre doses que possam ter sido administradas nessas condições no Rio Grande do Sul. A pasta garantiu que caso sejam identificadas inseguranças sobre eficácia, há planos de contingência e segurança previstos que serão adotados. “Em relação ao prazo de validade das vacinas, o tempo foi estabelecido num momento em que não existia conhecimento científico para prazos mais longos e esses dados estão sendo constantemente atualizados, a exemplo do que aconteceu com a vacina da Janssen”.

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.