Cerfox emite nota de esclarecimento sobre o aumento nas faturas de energia

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A Cerfox, Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier, publicou uma nota de esclarecimento no início da noite de quarta-feira, 03, sobre o aumento da tarifa de energia.
A nota segue na íntegra.

A Cerfox vem a público esclarecer dúvidas e manifestos que estão sendo divulgados em redes sociais, relacionados a fatura de energia do faturamento janeiro/2021, cujos vencimentos principais estão previstos para 10 de fevereiro.

Sobre a tarifa de energia:

Não houve nenhum tipo de aumento na tarifa de energia elétrica aplicada pela Cerfox. A tarifa de energia vigente para a Cerfox, foi definida pela ANEEL através da resolução homologatória nº 2.472 de 28 de julho de 2020, cuja validade é até 29 de julho de 2021.

Sobre o período de faturamento e entre leituras:

Pelo calendário atual de leitura e faturamento da Cerfox, a fatura referente a janeiro/2021, cujo vencimento na sua grande maioria é para 10 de fevereiro/2021, corresponde a um período médio de leitura de 05/12/2020 a 05/01/2021.
Considerando este período, esta fatura apresenta a maior parte dos dias de consumo referente aos dias do mês de dezembro de 2020.
Quanto ao período entre leituras, em média ele ocorre a cada 30 dias, porém, em algumas unidades consumidoras devido a ajustes de rotas de leituras e atrasos provocados pelos feriados de final de ano, ocorreu uma maior ampliação neste período chegando em algumas situações a 37 dias de consumo.

Sobre as bandeiras tarifárias:

No mês de dezembro de 2020 a Aneel publicou a ativação da bandeira Vermelha Patamar 2 e para o mês de janeiro de 2021 a bandeira Amarela. A bandeira Vermelha Patamar 2 prevê uma cobrança de R$ 0,06243 a cada kWh consumidos e a bandeira Amarela prevê uma cobrança de R$ 0,01343 para cada kWh consumidos.
Considerando que a fatura em questão, corresponde a maior parte do consumo dos dias do mês de dezembro de 2020, cuja bandeira vigente era a Vermelha Patamar 2, proporcionalmente os valores de bandeira aplicados foram de R$ 0,06243 a cada kWh consumidos neste período.
Os valores referentes ao faturamento das bandeiras tarifárias são mensalmente repassados pela Cerfox para a ANEEL através de transferências de valores para a conta da CCEE (câmara de comercialização de energia elétrica), que é responsável pela gestão das contas de bandeiras tarifárias do setor elétrico Brasileiro.
Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, repassando ao consumidor o valor a ser pago devido ao aumento do custo de produção da energia elétrica. A ativação da bandeira ocorre mensalmente pela ANEEL conforme condições de geração de energia no sistema interligado nacional. A Cerfox, bem como quaisquer outra Distribuidora do Brasil não possui gerência sobre a ativação das bandeiras tarifárias, bem como seu nível de ativação.
Para maiores detalhes sobre as bandeiras tarifárias, favor acessarem o site www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias ou www.cerfox.com.br/bandeiras-tarifarias.

Sobre o aumento de consumo:

A entrada do verão e consequente elevação nas temperaturas e também ao período de final de ano, historicamente provoca um aumento no consumo de energia elétrica nas unidades consumidoras. Considerando o fato de que as leituras de energia elétrica realizada pela Cerfox e compreendida pela fatura de janeiro/2021, abrange este período e aliado a isso os pontos citados anteriormente relacionados a acionamentos de bandeiras tarifárias e elevação de período de leituras, temos um maior impacto no consumo e consequentemente nos valores relacionados as faturas neste período.
Exemplificando através das faturas de um dos consumidores que a vinculou em vídeo nas redes sociais temos:
A fatura deste consumidor do mês de dezembro de 2020 que teve como vencimento 10 de janeiro de 2021, compreendeu o período de consumo de 10/11/2020 a 05/12/2020, ou seja, 25 dias. Neste período, o seu consumo de energia foi de 97kWh, o que correspondeu a um consumo médio diário de 3,88kWh. Nesta mesma fatura teve incremento provocado pelo acionamento de bandeira Vermelha Patamar 2 em 5 dos 25 dias de consumo, ou seja, em apenas 20% do período. É importante ressaltar que a bandeira tarifária vigente no mês de novembro de 2020 foi a Verde, onde nesta condição a ANEEL não prevê pagamento de custo adicional em tarifa.
Já a fatura do mês de janeiro de 2020 deste consumidor, compreendeu o período de consumo de 05/12/2020 a 07/01/2021, ou seja, 33 dias. Neste período, o seu consumo de energia foi de 156kWh, o que correspondeu a um consumo médio diário de 4,73kWh. Considerando o consumo médio diário destes dois períodos, podemos observar que no último, o consumidor apresentou um incremento de consumo de 22%. Ressalta-se que neste último período incidiu sobre o consumo e este incremente de consumo provocado pela mudança de perfil de consumo do consumidor, a ativação das bandeiras tarifárias Vermelha Patamar 2 para o consumo dos dias de dezembro e Amarela para os dias de janeiro. Por fim, aliado a isso também tivemos o incremento dos números de dias de leitura.

Sobre as ações que a Cerfox tem planejada para evitar situações semelhantes no futuro:

Sobre a questão da ativação das bandeiras tarifárias e do aumento de consumo por parte do consumidor citado no item anterior, a Cerfox não possui nenhuma gerência, visto que a ativação de bandeira é determinada pela Agencia reguladora (ANEEL) e a elevação de consumo se refere a uma mudança de perfil de consumo do próprio consumidor.
A parcela de gerência da Cerfox está relacionada a variação de dias de leitura entre o período anterior e período atual. Relacionado a isso, a Cerfox informa que já adquiriu e está em fase final de testes de aplicação, um sistema de emissão instantânea de faturas, o que possibilitará uma maior agilidade e eficiência do processo de leitura e entrega de faturas. Aliado a isso, a Cerfox está em fase de conclusão de um novo calendário de leitura que irá evitar quaisquer variações de períodos entre leituras superiores a 33 dias e inferiores a 27 dias, conforme prevê a Resolução e conforme prevê o planejamento de adequação da Cerfox a esta, seguindo as etapas definidas pela ANEEL para o ano de 2021. Quaisquer alterações relacionados a este processo serão informados em tempo a todos os consumidores.
Para maiores detalhes e esclarecimentos de dúvidas relacionadas a fatura de energia elétrica o consumidor deverá entrar em contato com a Cerfox através do fone 0800 648 4800 ou através dos postos de atendimento presenciais.

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