Comércio não essencial poderá funcionar em finais de semana

553
Leite projetou que o RS poderá conviver com o vírus de forma segura até a chegada da vacina, sem sobrecarregar os hospitais - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou nesta sexta-feira, 9 de abril, uma flexibilização nos protocolos de distanciamento controlado, após seis semanas em bandeira preta.

Serão beneficiados pelas novas regras beneficiam supermercados, restaurantes, bares, academias, templos religiosos, parques, comércio não essencial e sistema de transporte coletivo.

As medidas que gerarão mais impacto são a autorização para abertura do comércio não essencial aos finais de semana e a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes.

As novas regras já entram em vigor neste sábado, 10 de abril. De acordo  com Leite as medidas foram tomadas após análise criteriosa dos dados sobre os níveis do contágio por covid-19 no Estado. Um decreto oficializando os novos critérios para manutenção da atividade econômica será publicado ainda nesta sexta-feira.

Fiscalização

O governador ressaltou a necessidade de ampliação da fiscalização.  Leite anunciou que nos próximos dias atualizado o sistema do Disque-Denúncia. Atualmente, o governo já recebe informes de crimes e irregularidades pelo telefone 181. Agora, o sistema será ajustado para receber denúncias de infração aos protocolos contra a Covid-19. Com o ajuste do sistema será possível enviar fotografias de eventuais descumprimento das regras.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome