InícioDestaqueComissão da Câmara vota hoje PEC que prevê voto impresso

Comissão da Câmara vota hoje PEC que prevê voto impresso

Em discussão na Câmara, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o voto impresso no país, já nas eleições de 2022, volta ao debate nesta quinta-feira em Brasília. Está prevista para as 14h a votação na comissão especial. Se a iniciativa for aprovada, estará apta a ir à votação em plenário.

A proposta, contudo, está longe do consenso, com argumentos contrários e favoráveis. Para os defensores da medida, a modificação do sistema deve ser entendida como aprimoramento da urna eletrônica para ampliar o controle sobre o processo e acabar com eventuais desconfianças. Para quem combate a proposta, em especial a Justiça Eleitoral, a volta do papel nas eleições traz riscos claros de retrocesso.

Caso tenha aval na comissão, a PEC ainda terá de passar por dois turnos de votação na Câmara e no Senado.

O pedido de voto impresso, no entanto, é questionável, já que a urna eletrônica é 100% segura, transparente e também auditável. O sistema tem 30 barreiras de segurança, programadas para funcionar em camadas: basta uma tentativa de violação, em qualquer nível, para que um efeito-dominó trave o aparelho.

Além disso, nenhum componente é ligado à internet, impedindo o acesso de hackers. O sistema passa por 10 auditorias, desde o desenvolvimento do programa até o fim do processo, com a fiscalização de partidos, da Procuradoria-Geral da República, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Polícia Federal.

Ao final de cada votação, são impressos os boletins de urna, que mostram (sem identificar os eleitores) como foi cada voto. Esses boletins são públicos. Só depois disso, o TSE faz a totalização dos votos. Se houver dúvidas sobre a contagem, qualquer pessoa pode comparar o resultado no site do TSE com os boletins impressos.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.