Comunidades da região celebram Dia de Corpus Christi

0
442

A religiosidade das cidades da região de cobertura do Eco Regional (Anta Gorda, Arvorezinha, Camargo, Doutor Ricardo, Fontoura Xavier, Ilópolis, Itapuca, Nova Alvorada e Putinga) floresce, novamente, em mais um momento de extrema relevância na crença dos católicos: o Dia de Corpus Christi.

Hoje, serão celebradas missas festivas, com rituais especiais para a ocasião, além do enfeite das ruas por onde costumam passar as procissões, onde é conduzido o Santíssimo Sacramento, que é acompanhado por muitos fiéis.

 

PROGRAMAÇÕES

No Distrito de Itapuca, Anta Gorda, o padre Clécio Henckes celebra missa às 9h. O momento é seguido de procissão, que tradicionalmente passa pelos tapetes. O pároco, que também coordena as atividades do Santuário São Paulo Apóstolo, em Ilópolis, coordenará a missa e procissão, que deve dar volta na Praça Itália, a partir das 14h. Os tapetes serão montados por integrantes do grupo do Cursilho, na rampa de acesso ao santuário.

Em Arvorezinha, entidades já trabalham na confecção dos tapetes, na Rua Osvaldo Aranha. Às 14h30min, é celebrada a missa no Salão Paroquial, seguida de procissão até o morro da Igreja Matriz São João Batista.

Em Fontoura Xavier não está prevista a confecção de tapetes.  Na Igreja Matriz será celebrada missa, às 14h30min, seguida de procissão.

A comunidade de Doutor Ricardo irá confeccionar os tapetes, com temática e material diversos. De acordo com o padre Alberto Tremea, a missa, seguida de procissão, começa às 9h, na Igreja Matriz São Caetano.

Em Camargo, a festa de Corpus Christi terá a presença do arcebispo Dom Rodolfo Luis Weber, que fará durante a celebração o lançamento arquidiocesano do diretório sobre a eucaristia. A missa está marcada para as 14h, na Igreja Matriz. Após terá a procissão sobre os tapetes que estarão expostos na Praça 12 de Maio. O tapete deverá ter um metro de largura e três de comprimento.

A comunidade de Nova Alvorada confecciona os tradicionais tapetes de Corpus Christi, com o tema “Eucaristia e a transformação da sociedade”. Escolas, entidades, empresas, e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, por meio de seus grupos, estão produzindo os tapetes na manhã de quinta-feira, 20. A missa está marcada às 14h, seguida de procissão pelos tapetes na praça central.

O tema, nesta edição, em Anta Gorda, será Jesus Eucarístico caminha com as comunidades. A partir desta ideia serão elaborados os tapetes, conforme manda a tradição. A missa, seguida de procissão ao redor da Praça Genoíno Dallé, será às 9h.

Em Itapuca, a comunidade já está confeccionando os tapetes. A Paróquia São Miguel Arcanjo, por meio de todos os grupos, e em parceria com a Escola Estadual Bento Gonçalves da Silva, Sicredi e Administração Municipal, por meio do Centro de Referência de Assistência Social, está organizando a procissão. A missa está marcada para as 15h. Após, será realizada a procissão em volta aos tapetes.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome