InícioDestaqueDia Mundial do Leite: o produtor vive um cenário muito complicado

Dia Mundial do Leite: o produtor vive um cenário muito complicado

O leite é um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira. Além de ser essencial para produção de alimentos, também gera emprego e renda no país.

Com tudo isso, o Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho, tinha tudo para ser uma data feliz. Porém, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges, afirma que os custos de produção estão inviabilizando a permanência de pequenos e médios pecuaristas.

Muitos produtores de leite têm vendido seus animais para produção de carne, já que o valor que eles recebem mal cobre os custos com insumos e o valor da arroba de gado está valorizado.

Entre as críticas do presidente da associação está o fato de o Ministério da Agricultura e a Conab estarem falhando na garantia de abastecimento no país. Segundo ele, as exportações nos níveis atuais são ótimas para os produtores de grãos, mas péssimas para a pecuária.

O Plano Safra não tem recursos específicos para o produtor de leite. O seguro rural, que tem condições específicas para quem cultiva frutas e hortaliças, também não trabalha nada especial para o setor de leite.

A ideia defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul em 20% pode acabar com o resto de competitividade que o leite brasileiro tem.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.