InícioDestaqueDúvidas sobre vacinação: a importância da segunda dose e outras medidas no...

Dúvidas sobre vacinação: a importância da segunda dose e outras medidas no controle da pandemia

Há cinco meses, o Brasil deu início à campanha de imunização da população e hoje conta com mais de 70 milhões de doses aplicadas. Apesar do grande volume de aplicações da primeira dose, quatro milhões não compareceram para tomar a segunda, seja por duvidar do imunizante ou por outros  motivos.

O que não faltam são perguntas sobre as vacinas e se realmente é importante tomar as duas doses, o que já foi rebatido por especialistas ser fundamental. Cada fabricante do imunizante realiza testes com para determinar o número adequado de doses e conseguir a eficácia desejada, portanto, se existem duas doses, é porque elas precisam ser tomadas.

A primeira dose das vacinas dá início à produção de anticorpos, porém ainda não é uma quantidade o suficiente para garantir imunidade. A segunda dose deve ser aplicada o mais rápido possível e dentro do prazo estipulado pelos laboratórios. Caso não haja possibilidade da segunda parte na vacinação na data prevista por algum motivo pessoal, a pessoa deve buscar toma-la o quanto antes, para que garanta a devida proteção.

Vale lembrar também que qualquer vacina, não só as do Covid, pode desencadear outros sintomas, então febre, dores pelo corpo e náusea são reações normais do corpo diante da aplicação de anticorpos no sistema. Porém elas não devem ser temidas: as vacinas contra a Covid provocam pouca reação, e diminuem após a segunda dose.

A utilização da máscara também deve persistir, mesmo após a vacina, já que, apesar de imunizada, a pessoa ainda sim é um veículo de transmissão e pode contaminar outros que ainda não tomaram as doses.

Os cuidados devem continuar; vacina salva.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.