InícioDestaqueEscolas da capital investem no contato dos alunos com a natureza

Escolas da capital investem no contato dos alunos com a natureza

A necessidade de distanciamento social não deixou nas crianças somente saudade de seus colegas e professores – a falta de contato com a natureza também foi muito sentida por elas. Para sanar essa demanda, escolas de Porto Alegre têm investido, para o segundo semestre, na oferta de mais atividades nas áreas externas e na criação de mais espaços de conexão com o ambiente fora e dentro das salas de aula.

No Colégio Farroupilha, o fortalecimento da relação com o meio ambiente é proposto por meio da realização de mais atividades curriculares ao ar livre. A instituição de ensino tem passado a oferecer no pátio aulas de expressão criadora, como música e pintura, para que os estudantes se inspirem em elementos da natureza durante seu processo criativo.

Maria Pia Lucietto, do Nível 4, pinta ao ar livre, durante aula de Expressão Criadora/Mateus Bruxel / Agencia RBS

A escola também está delimitando recantos em seu jardim para que estudantes desenvolvam habilidades e aprendam por meio do contato com a natureza. Para seu uso seguro, os locais estão sendo cercados, mas não haverá intervenções além dessa – a ideia é que o ambiente seja o mais natural possível, com pedras, barro, barranco e areia, a fim de que os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprimorem sua habilidade investigativa.

A decisão de implementar as novidades se devem tanto pela demanda por garantir espaços com menos risco de transmissão da covid-19 como para suprir a falta de conexão das crianças com a natureza durante o período de maior isolamento. O contato com a natureza mostra às crianças que elas são parte de algo maior, que é o universo, o que traz impactos socioemocionais positivos.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.