Após dias de disputa acirrada entre as candidatas Sandra Zat Grando (chapa 1) e Nara Arosi (chapa 2), na próxima terça-feira, 27, o Instituto Estadual de Educação Felipe Roman Ros definirá sua direção.
A votação ocorre das 8h às 21h. Terão direito de votar os alunos regularmente matriculados a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos, os pais, os responsáveis legais ou os responsáveis perante a escola, os membros do magistério e servidores em exercício na escola.
A votação somente terá validade se a participação mínima dos segmentos pais/alunos for de 30% e do segmento magistério/servidores atingir 50%, do respectivo universo de eleitores.
Vale ressaltar que agora a eleição está sendo coordenada pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE), saiba o por quê na edição impressa do Eco Regional.
Conheça as propostas das duas chapas:
Chapa 1 – Liderada por Sandra Zat Grando
– Reformulação, implementação e execução do Projeto Político Pedagógico;
– Diminuição da repetência e da evasão com aumento no índice de aprovação;
– Reorganização, manutenção, ampliação do acervo e revitalização da biblioteca;
– Atualização e ampliação de monitoramento dos ambientes da escola trocando as câmeras e equipamentos necessários;
– Incentivo aos alunos e professores a realizarem atividades no laboratório de ciências;
– Promoção de reuniões informativas e sensibilização com pais ou responsáveis pelos alunos;
– Envolvimentos dos servidores com as normas regimentais e disciplinares;
– Resgate da autoestima dos trabalhadores da educação por meio de um processo contínuo de formação, estimulando e incentivando a comunicação entre as pessoas;
– Administração das verbas recebidas com a participação da comunidade escolar de forma a atingir o objetivo maior que é construir uma escola de qualidade;
– Utilização de recursos, de acordo com as necessidades pedagógicas, administrativas e financeiras da escola;
– Participação dos profissionais nas ações de formação continuada promovidas pela Seduc e Cre;
– Plano de trabalho e de aula articulados ao plano de estudos e ao Projeto Político Pedagógico incentivando o trabalho com projetos;
– Criação de um site institucional para facilitar o trabalho de professores e alunos mantendo a transparência e organização da instituição;
– Coordenação, desenvolvimento e acompanhamento da recuperação dos conteúdos para os alunos;
– Realização de trabalho pedagógico integrado entre regentes, direção e coordenação pedagógica;
– Valorização do trabalho dos coordenadores pedagógicos;
– Assegurar o atendimento aos alunos na Sala de Recursos Multifuncional;
– Promoção de encontros com a família, serviço de orientação educacional e professores inclusive os da Sala de Recursos Multifuncional;
– Manter contato direto e transparente com a comunidade;
– Trabalhar a valorização do patrimônio e a importância da conservação e manutenção dos bens móveis e imóveis da escola;
– Melhoria do espaço físico escolar;
– Aprimoramento e embelezamento das áreas abertas da escola;
– Ampliação e embelezamento do parque infantil;
– Continuar reivindicando junto aos órgãos competentes a continuidade da construção da quadra coberta poliesportiva na escola, colocação de redes ao redor, nas goleiras, nas cestas de basquete e também rede para jogo de voleibol;
– Realização de atividades culturais nas datas comemorativas;
– Manutenção e aprimoramento da parceria entre escola e Conselho Tutelar para o acompanhamento dos alunos quando se fizer necessário;
– Coordenar junto ao CE, a elaboração, a execução e a avaliação do projeto administrativo-financeiro-pedagógico por meio do Plano Integrado de Escola, observadas as políticas públicas da Secretaria da Educação submetendo ao CE para apreciação e aprovação, o Plano de aplicação dos recursos financeiros;
– Por meio de encontros proporcionar um ambiente agradável para construção de conhecimento valorização do ser humano;
– Orientação e informação quanto às normas e regulamentação que regem os direitos e deveres de todos os profissionais da educação;
– Manutenção e atualização dos dados funcionais e pessoais de todos os profissionais da educação da escola e também da documentação dos alunos;
– Desenvolver um trabalho com o CPM para buscar recursos visando alcançar uma melhor qualidade de ensino;
– Estabelecer unidade de trabalho entre professores e funcionários;
– Construção de calçada nos fundos da escola, Rua Celeste Fornari;
– Manutenção do Plano de Prevenção Contra Incêndio;
– Continuar oferecendo merenda de qualidade conforme cardápio enviado pela Seduc;
– Implantação de cursos profissionalizantes;
Chapa 2 – Liderada por Nara Arosi
– Melhorar a aprendizagem dos alunos e diminuir a reprovação e abandono escolar;
– Promover a formação continuada para o corpo docente da escola;
– Readequar os planos de estudos e de trabalho, de acordo com as normas estabelecidas pela BNCC e do Referencial Curricular Gaúcho;
– Articular atividades interdisciplinares por meio de projetos com culminância por meio seminários e feiras;
– Proporcionar aos alunos com dificuldades de aprendizagem grupos de estudos em turno inverso com o auxílio de professores da área, reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula por meio de atividades diferenciadas, dinâmicas e desafiadoras;
– Realizar projetos de leitura incentivando a sua prática a nível de escola que promovam também a produção textual por meio da criação de um periódico, buscando a articulação entre o Grêmio Estudantil, o (CPM) e o Conselho Escolar (CE), alunos e comunidade escolar em geral;
– Equipar a escola com materiais esportivos diversos;
– Reativar a cozinha experimental da escola e os laboratórios de ciências e informática viabilizando profissional qualificado para um planejamento pedagógico dinâmico;
– Proporcionar acesso fácil à internet com computador e impressora para que professores possam planejar aulas e buscar informações sempre que necessário, assim como computador para uso e pesquisa dos alunos em casos emergenciais;
– Criar a Sala de Leitura;
– Buscar apoio da comunidade e de profissionais para realizar projetos educacionais visando a eliminação de reprovação e da evasão escolar;
– Tratar e aperfeiçoar o processo de inclusão, permanência e sucesso dos alunos em geral, em especial daqueles com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade;
– Buscar convênios com a Secretaria da Saúde do município a fim de oferecer aos alunos com necessidades especiais o auxílio de profissionais especializados como psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, dentre outros;
– Reativar a comissão da Cipavi e por meio dela buscar parcerias com a Rede de Apoio às Escolas com a Secretaria Municipal de Educação, com o Conselho Tutelar e com o Cras;
– Dar continuidade ao trabalho realizado da Sala de Recursos;
– Realizar campanhas entre os alunos, comunidade escolar e comunidade em geral;
– Buscar parcerias com as universidades para realizar palestras e oficinas que envolvam família, o cultivo da erva-mate, a avicultura e outros;
– Estimular a participação da comunidade escolar;
– Por meio de assembleias de professores promover a gestão participativa com a finalidade de discutir a aplicação de recursos financeiros;
– Realizar prestação de contas simplificada;
– Articular ações do Conselho Escolar para definir as prioridades relacionadas às questões administrativas, financeiras e pedagógicas, bem como às relacionadas à manutenção e investimentos necessários à qualificação do ambiente escolar;
– Promover encontros periódicos com o CPM e CE a fim de construir juntos os planos de aplicação financeira;
– Articular junto aos órgãos que compõe a comunidade escolar, promoções, as quais possam angariar fundos com a finalidade de promover melhorias e modernização do acervo da biblioteca, da estrutura física da escola e da aquisição de materiais didáticos e pedagógicos;