Lançamento da Expoagro Afubra inicia a contagem regressiva para a Feira

93

Com a presença de autoridades e lideranças locais, regionais, estaduais e federais ocorreu na sexta-feira, 1º, no Parque da Expoagro, o Lançamento da 19ª Expoagro Afubra. A maior feira voltada à agricultura familiar do Brasil ocorre de 26 a 28 de março, em Rincão del Rey, no município de Rio Pardo. Em 2019 a feira tem como tema geral “Tecnologias para o campo: gestão”. Presente desde a primeira edição da Expoagro Afubra, a Emater/RS-Ascar esteve representada pela diretora administrativa, Silvana Dalmás, os gerentes regionais Lúcia Souza e Carlos Corrêa da Rosa e extensionistas chefes de escritórios da região do Vale do Rio Pardo.

A cerimônia de lançamento contou com a palestra “Pequenas propriedades, grandes produções”, ministrada pelo secretário Nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), Fernando Henrique Schwanke que reiterou o compromisso do Governo Federal com a agricultura. “Nós vamos ser parceiros de quem quer produzir e desenvolver”, destacou.

A Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra

A instituição traz para o Espaço Casa da Emater na 19ª edição da feira o tema “Gestão Rural e Sustentabilidade”. A partir deste serão apresentadas 20 parcelas temáticas que irão abordar assuntos relacionados a agroindústria familiar, apicultura, jardinagem, avicultura colonial, artesanato rural, turismo rural, bovinocultura de leite, cozinha didática, fruticultura, pecuária familiar, oficina de processamento de carnes, piscicultura, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, segurança alimentar, solos, cooperativismo e tecnologias digitais para a agricultura familiar.

Após a cerimônia de lançamento a diretora administrativa visitou o Espaço Casa da Emater onde desde 2018 os extensionistas trabalham na organização deste e destacou a importância da participação da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra. “O propósito da Emater na feira é mostrar para os agricultores assistidos pela instituição e para o público as tecnologias, a importância da gestão da propriedade e todas as ferramentas que a Extensão Rural pode levar para os agricultores com o propósito que ele permaneça no campo, com renda, com qualidade de vida e assim levar desenvolvimento para o interior do nosso Estado”, frisou.

Sobre o tema geral da feira e também da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra, Silvana lembra que o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, do Governo do Estado, e executado pela instituição, têm apresentado resultado significativo nas propriedades rurais participantes. “É um programa que tem nos mostrado muitos resultados positivos. Com o acompanhamento da Emater nessas propriedades percebe-se que algumas técnicas de manejo, mostrando para o agricultor com números a sua atividade, observamos nesses dois anos do Programa que a rentabilidade dos produtores cresceu, a produção aumentou e os custos baixaram”.

Texto e foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome