InícioDestaqueLanguiru e Dália firmam acordo de cooperação

Languiru e Dália firmam acordo de cooperação

Entre os sete princípios do cooperativismo, o sexto item prega a intercooperação por meio da qual as cooperativas atendem seus associados de maneira mais efetiva e fortalecem o movimento cooperativo trabalhando juntas. Pois esse princípio marcou momento solene de abertura do espaço denominado Mundo Cooperativo do Vale do Taquari, área especialmente organizada pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS em parceria com as cooperativas da região na Expovale 2018, feira regional que ocorre em Lajeado no período de 9 a 18 de novembro.
Na oportunidade as cooperativas Languiru, de Teutônia, e Dália, de Encantado, assinaram carta de intenções para industrialização da matéria-prima produzida pelos associados das organizações, numa ação prática de intercooperação e fortalecimento do cooperativismo do Vale do Taquari.

 

Intercooperação na prática

Por meio dessa parceria, a Languiru encaminha parte do volume de leite produzido nas propriedades rurais de seus associados para a planta industrial da Dália, no município de Encantado, para fabricação de leite em pó com a marca Languiru. Além disso, a cooperativa teutoniense passa a comercializar cortes de frango resfriados da coirmã encantadense, que ingressa nesse ramo, nos seus sete supermercados. Em janeiro de 2019 a Languiru também inicia a industrialização de cortes de frango com a marca Dália em sua unidade frigorífica de Westfália. A parceria será ampliada a partir de outubro de 2019, quando parte da criação de frangos dos integrados da Languiru será comercializada com a Dália, que por sua vez fará o abate das aves em seu frigorífico, que está sendo construído em Arroio do Meio, sendo comercializados com a marca da cooperativa de Encantado.
O trabalho conjunto também prevê o aproveitamento da capacidade fabril da Dália na nutrição animal, otimizando a capacidade produtiva da fábrica de rações que está sendo construída em Arroio do Meios e reduzindo a necessidade de investimentos por parte da cooperativa teutoniense na sua unidade de nutrição animal localizada em Estrela.
A assinatura do acordo de intenções ocorreu na manhã do dia 10 de novembro, em solenidade com a participação de lideranças cooperativistas, autoridades políticas, parceiros do sistema, imprensa e comunidade. De maneira formal, a Languiru esteve representada pelo presidente Dirceu Bayer, com a Dália representada pelo presidente executivo Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e pelo presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini.

 

Enorme potencial

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, ressaltou a importância da união de esforços para ganho de mercado e atendimento às necessidades do quadro social das cooperativas. “Os benefícios da intercooperação são recíprocos. É uma ação importante que nos permite seguir com o atendimento às pequenas propriedades rurais características da região, numa parceria que inicia tímida, mas com enorme potencial. Juntos, somos mais fortes para concorrer com os grandes players do mercado”, avaliou, acrescentando que essa ação eleva o Vale do Taquari como grande produtor de alimentos e forte representante do cooperativismo no Estado.

 

Negócios e experiências

O presidente executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, lembrou as negociações da parceria com o envolvimento de diretores e equipe técnica das duas cooperativas. “A parceria amplia as possibilidades de negócio, além do compartilhamento de tecnologias e a troca de experiências entre os profissionais. Certamente as possibilidades poderão ser ampliadas a partir dessas primeiras experiências, que beneficiam as duas organizações”, afirmou.

 

Referência para o cooperativismo mundial

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, frisou que o Vale do Taquari é exemplo para o cooperativismo mundial, enaltecendo a inovação, o progresso e a união de esforços. “A região é a mais rica em sócios no Brasil, com 83% das pessoas associadas a alguma cooperativa em seus diferentes ramos. No Vale do Taquari são 378 mil associados, alguns deles integrantes de mais de uma cooperativa, exemplo para o mundo. Somente o Canadá nos acompanha nesses índices, com 67% da população associada à alguma cooperativa”, parabenizou, saudando a iniciativa de Languiru e Dália: “viva o cooperativismo, viva o Vale do Taquari”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.