Madalena participa de reunião do Consisa

Projeto de eficiência energética e destinação dos resíduos sólidos estiveram na pauta, entre outros assuntos relevantes

 

A prefeita de Anta Gorda Madalena G. Zanchin esteve participando nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, da reunião do Consisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari) na sede da AMVAT na cidade de Estrela.

Entre os assuntos em pauta a aprovação das Contas do Consisa, reposição salarial, valor de diárias, ressarcimento de despesas e vale alimentação. destinação de resíduos  sólidos, alterações estatutárias e assuntos gerais.

Madalena ressaltou que entre os assuntos de maior interesse está a iluminação pública, que prevê a possibilidade de os municípios contratarem uma empresa para fazer um levantamento da situação e um projeto de eficiência energética, e com base no levantamento que esta empresa fizer, o município poderá fazer uma licitação, para aquisição de lâmpadas de led, e os municípios poderão realizar as trocas de lâmpadas. E esse custo, seria diluído na conta do consumo de energia. “É um projeto importante para melhorar a eficiência energética dos municípios”, frisou Madalena.

A situação dos resíduos sólidos também contou com decisões importantes. “Se autorizou o Consisa a contratar uma empresa para fazer uma avaliação da quantidade de lixo que cada município produz, para se ter uma noção do montante de lixo produzido no Vale do Taquari, visando a busca de uma solução conjunta mais moderna, com sistemas já implantados na Europa para a destinação dos resíduos sólidos”, esclareceu a prefeita enfatizando que são estudos preliminares para se reduzir custos e destinar de forma mais eficiente os resíduos sólidos.

O Consisa atualmente é presidido pelo prefeito de Arroio do Meio Klaus Werner Schnack, que tem buscado ampliar a atuação do Consisa em outras áreas, além da saúde.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome