InícioDestaqueMaior Free Stall da região será inaugurado em breve

Maior Free Stall da região será inaugurado em breve

Empreendimento localizado em Linha Varzea Grande produzirá mais de 4 mil litros de leite diários

 

Por Oneide M. Duarte

 

Em breve será inaugurado um dos maiores confinamentos de gado leiteiro da região. Ao custo de aproximadamente R$ 1,8 milhões, depois de pronto o empreendimento terá uma área de dois mil metros quadrados, onde 150 vacas leiteiras da raça holandesa produzirão de 4 a 4,5 mil litros de leite por dia, sendo essa a expectativa do criador Cassiano Dalapícola, de 44 anos.

 

A estrutura está sendo construída na localidade de Várzea Grande, divisa dos municípios de Putinga e Relvado. Conhecedor do ramo leiteiro há 20 anos, Dalapícola lembra como tudo começou. “Comecei como a maioria, com poucas vacas. Na verdade, sempre atuei no campo, mas no setor leiteiro comecei em 2002 com três vacas, e na época a ordenha era manual” conta.

 

Ele explica que hoje cria 120 vacas no pasto, sendo que deste total, 96 estão em lactação, o que dá uma média diária de 2 mil litros de leite.  Porém, os altos custos de produção e as dificuldades de trabalhar no inverno motivaram a construção do confinamento.

 

“Há cerca de dois anos surgiu a ideia do Free Stall. Ou eu construía esse sistema ou desistia da profissão”, diz o produtor. Ele explica que um dos motivos da escolha do confinamento foi a dificuldade de encontrar mão de obra, além da dificuldade de trabalhar no inverno, e as intempéries da natureza. “Elas fechadas facilita o trabalho, pois sairão apenas para a ordenha e voltarão para o confinamento, facilitando o manejo”, diz o produtor que segue: “Espero inaugurar até o final do ano e após concluída a obra, será o maior Free Stall  da redondeza”, se orgulha ele, que entrega leite para uma empresa do município.

 

 

Mão de obra familiar e agradecimento ao Poder Público

Contando com o serviço da esposa Janete e dos filhos Gustavo, de 17 anos, e Diego, de 14, o produtor acredita que a modernização motivará ainda mais os filhos a permanecerem no campo.

 

““O Gustavo pretende continuar, pois já tem os animais dele na engorda. Já o Diego também pretende continuar no campo, pois também gosta daqui”, conta o pai cheio de orgulho, que não deixa de agradecer ao Poder Público dos dois municípios pelo apoio. “Agradeço ao Poder Público de Putinga, que me apoiou desde o início, e também ao de Relvado, que não mediu esforços para que eu concretizasse o projeto”, agradece.

Após concluído, o local terá capacidade para 150 animais
Em ritmo acelerado, obras deverão ficar prontas antes do final do ano

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.