Modernização e sutileza na nova logomarca da Dália

0
122

Layout recebeu leves ajustes e ar mais futurista com vistas à “Nova Dália Alimentos

Com toque sutil, a logomarca da Cooperativa Dália Alimentos passou por leves alterações em seu layout. Seguindo a tendência de uma “Nova Dália Alimentos”, parte integrante do Planejamento Estratégico 2020-2030, a logo também recebeu aplicações mais modernas e suaves. A rosácea da flor dália, localizada no canto superior e à direita, tem um ar futurista, estilizado e clean. Já o arco em dourado e bordô que circunda o nome “Dália” foi mais unificado, simbolizando a junção e o esforço de associados e funcionários, bem como o encerramento de ciclos. A palavra “Alimentos”, abaixo da grafia “Dália” ganhou a coloração bordô, que junto ao dourado é uma das cores oficiais da marca Dália Alimentos.
O supervisor de Marketing, Nei Quinto Barzotto, que acompanhou o processo de estilização e modernização da logomarca desde o ano de 1992 explica que as pequenas transformações realizadas ao longo dos anos seguem a tendência de uma empresa madura, atual, dinâmica e conectada. “Com cada pequena mudança queremos estabelecer uma aproximação, identificação e conexão entre o consumidor e a Cooperativa Dália Alimentos, afinal, é através da marca que o produto ganha respaldo, notoriedade e torna-se ainda mais conhecido”.

Evolução da logomarca Dália
A logomarca passou por uma série de transformações ao longo destes 72 anos de fundação da cooperativa. Em 1950, o logotipo, assim denominado, era simbolizado por uma flor, a dália, cujo desenho era típico à época, respeitando a forma original dos traços da flor. A grafia “Dália” foi inserida abaixo do desenho, oferecendo sustentação ao logotipo e credibilidade ao produto. A primeira modificação ocorreu na década de 1989 quando a grafia “Dália” recebeu mais evidencia com a inserção acima da flor, em formato de flâmula, técnica utilizada na década de 1950.
Em 1990 ocorreu a primeira transformação radical no logotipo. A flor foi estilizada, o nome “Dália” recebeu amplo destaque e foram inseridas barras no sentido de padronizar e criar uma identidade visual. Em 1992 foram introduzidas pequenas alterações e, com o objetivo de tornar o logotipo mais leve, foram retiradas as barras no grafismo. A terceira alteração ocorreu em 1994 quando foram excluídas as folhas da flor e aplicada uma rosácea na parte superior direita da palavra “Dália”. Isso, com vistas a mostrar que a cooperativa buscava pelo crescimento contínuo. No ano 2000 a empresa assumiu com convicção a característica de uma cooperativa produtora de alimentos, incorporando à sua marca a palavra “Alimentos”.
Em 2003 a primeira grande evolução na logomarca ocorreu. O arco que circunda a grafia “Dália” foi dividido em duas partes, representando conectividade. Ao iniciar em um ponto imaginário e pequeno representava os projetos da cooperativa, ampliando essa linha em maiores proporções simbolizando o crescimento e o desenvolvimento da organização. Sob uma ótica geral, os traços em formato de arcos apontam o início, meio e fim de ciclos e projetos, evidenciando a marca Dália com uma grafia imponente, uma rosácea estilizada comprovando a sintonia e conexão entre uma das maiores cooperativas de alimentos do país com seus clientes e consumidores.

Legendas: Evolução da marca
Fotos: Divulgação /Marketing Dália Alimentos

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome