InícioDestaqueMuseu da Língua Portuguesa reabre após quase seis anos fechado

Museu da Língua Portuguesa reabre após quase seis anos fechado

O Museu da Língua Portuguesa será reaberto no próximo 31 de julho depois de um incêndio em dezembro de 2015 ter destruído parte do prédio, localizado na Estação da Luz, região central de São Paulo. Logo na entrada, uma viga de madeira do telhado que foi queimada no dia do incêndio está exposta para relembrar a história aos visitantes.

O visitante é parte atuante na exposição na medida em que o museu é composto por instalações interativas, algumas totalmente novas e outras que foram preservadas e atualizadas, de acordo com a também curadora Isa Ferraz. A exposição mostra a história e trajetória da língua portuguesa, que vem sendo modificada por seus falantes e incorporando palavras de origens diversas, como árabe, africana e indígena.

Entre as novas instalações estão “Línguas do Mundo”. Trata-se de uma “floresta de línguas” feita com totens que recitam frases em 23 das mais de 7 mil línguas faladas atualmente.

Floresta linguística/Foto: Bárbara Muniz Vieira/G1

Já a instalação “Falares”, traz diferentes sotaques e expressões do idioma no Brasil.

Por fim, a instalação “Nós da Língua Portuguesa” apresenta a língua portuguesa no mundo, com os laços, embaraços e a diversidade cultural da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Foto: Bárbara Muniz Vieira/G1

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.