InícioDestaqueNovo modelo do sistema de monitoramento da pandemia

Novo modelo do sistema de monitoramento da pandemia

No último sábado, 15, foi publicado um novo decreto substituindo os modelos que monitoria da pandemia no Estado. No novo sistema, as prefeituras têm mais autonomia sobre o funcionamento dos estabelecimentos e as restrições de horários foram anuladas. As novas regras passaram a valer a partir do domingo, dia 16.

A partir de agora, não haverá mais o modelo de bandeiras, em que cada cor indicava um nível de risco. Todas as 21 regiões do Estado devem cumprir om parâmetros mínimos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social em locais públicos. As atualizações semanais darão lugar a atualizações diárias, com a situação das internações hospitalares e com informes de novos casos de contágio e mortes pelo covid.

Deverão entrar em vigor três níveis de alarme quando uma região apresentar piora nos indicadores: aviso, alerta e ação. Em caso de “aviso”, a região deve redobrar os cuidados e avaliar se novas medidas devem ou não ser tomadas. Em “alerta”, a região tem 48 horas para relatar a situação e apresentar um plano de ação com as medidas a serem tomadas. Vai depender do governo concordar com a resposta da região para que o plano seja aplicado.

A obrigatoriedade em todas as regiões segue da seguinte maneira:

Em qualquer lugar: uso de máscara, distanciamento de dois metros, ventilação natural, limpeza das mãos com álcool 70% ou água e sabão.

No trabalho: atuação remota sempre que possível, encaminhamento à saúde de trabalhadores com sintomas respiratórios, isolamento domiciliar em casos suspeitos e rodízio da ocupação dos espaços coletivos.

Atendimento ao público: respeito à lotação máxima e divulgação dos limites, definir fluxo de entrada e saída, disponibilizar álcool 70%, distanciamento de dois metros e proibição de aglomerações

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.