Passo Fundo Shopping traz um novo conceito de empreendimento para compras, lazer e convivência

0
312

Projetado para receber milhares de pessoas, o Passo Fundo Shopping é o maior centro de compras, lazer e entretenimento do Norte do Rio Grande do Sul, e abre as portas para toda a comunidade nesta quinta-feira, 8 de novembro, às 10h. Foram quatro anos de obra e mais de R$ 200 milhões em investimento, em um projeto de longo prazo, que conta com a ousadia e visão dos sócios investidores formado pelas empresas AR Participações, Trust & CO Investimentos e F4 Investimentos, com administração da AD Shopping. A engenharia e gestão de projetos é da EBR Engenharia e o projeto arquitetônico da Dória Lopes & Fiuza.

Os números comprovam a grandiosidade do empreendimento, são mais de 170 operações, incluindo 9 lojas âncoras, 14 megalojas, 144 satélites, ampla praça de alimentação com vista panorâmica para a cidade e para um lago que será o lugar para vivência e para os esportes de aventuras, restaurantes, complexo de cinemas com 5 salas de última geração, alameda de serviços, centro automotivo, academia, supermercado com 4.000 m², mais de 1800 vagas de estacionamento, totalizando 60.200m² de área construída em uma área de 75.000m² de terreno. “Após quatro anos de obras é uma grande alegria entregar uma obra como essa. Posso dizer que temos aqui uma obra da grandiosidade de uma capital, com grifes, centro de compras, de lazer e de gastronomia”, disse Antônio Roso, sócio investidor da AR Participações, lembrando que é o único shopping a ser inaugurado este ano no RS.

Sergio Maia, sócio investidor da Trust & CO Investimentos, destacou o investimento. “Enquanto em muitos países os investidores colocam 30% ou 40% do valor e o restante vem do sistema financeiro, aqui tem 90% de investimento dos sócios. E soma-se a isso cerca de R$ 140 milhões de investimento dos lojistas, o que pode tornar esse um dos maiores investimentos do país no ano”, afirmou.

Para Mario Almeida, coordenador de Administração Geral Região Sul da AD Shopping, responsável pela gestão do empreendimento, o Passo Fundo Shopping está muito a frente do vem sendo feito no Brasil. ”A solidez dessa obra nos dá muita tranquilidade para fazer a gestão. Esse shopping vai atender da melhor forma os consumidores e nos finais de semana vocês vão enxergar a cara da região circulando e vivendo dentro delei”.

A Praça de Alimentação vai oferecer 22 operações, sendo três restaurantes – Rei do Cordeiro; Pertutti Galetteria, Bella Gula – além do Mc Donald’s, Burger King, Panda Brasil, Panda Oriental, Subway, Giraffas,  Mini Kazone, Oven Pizza, Camarão Express, Wakam Sushi, Benta Chicken; Café & Cia; Chiquinho Sorvetes; D’Itália; É Saudável; Gigas Massas; Quiosque Brahma; Rei da Esfiha; Super Duper Burger. No andar térreo do shopping, uma alameda de serviços compõe o mix do Shopping trazendo conveniência com as marcas: Comercial Zaffari, Ítalo Digital Gráfica Expressa, Snipper, Farmácias São João, entre outras. E também um chimarródromo, novidade especial para os gaúchos.

O Passo Shopping inaugura com 9 lojas âncoras; Riachuelo (a primeira da rede na Região Norte do Estado), Renner, Lebes; Americanas; Casas Bahia (que retorna ao estado com loja física); Comercial Zaffari; Kalunga; Cine Laser Cinemas e Pernambucanas (que também marca seu retorno ao RS). Somam-se ainda algumas grandes marcas como Camicado; Calvin Klein; Lez a Lez; Colcci; Vivara; Radan; Superlegal; Livraria Delta; Polo Wear, Top Brands, Winner Games, Audithorium, Snipper e outras mais.

Pensado para ser local de destino e vivência, o Passo Fundo Shopping vai oferecer uma ampla área externa, com espaços de lazer, convivência, entretenimento e cultura. O complexo de lazer do shopping tem mais de 8.000 metros de paisagismo, e uma lagoa com espaço para shows, áreas de lazer, pistas para esportes, pêndulo e tirolesa. A Cia da Aventura Shopping oferecerá aventura e diversão para quem gosta de esportes radicais. O local também será integrado à ciclovia da Av. Presidente Vargas, interligando a ciclovia aos espaços ao ar livre do shopping.

Arquitetura integrada com paisagismo e foco em ambientes de convivência

A arquitetura do Passo Fundo Shopping promete ser referência para o setor de construção de civil no país. Com 60.200m² de área construída, sendo 30.000m² de ABL e 40.000 de área externa, é o único empreendimento de varejo do país totalmente em estrutura metálica. O arquiteto Manoel Doria, responsável pelo projeto do Shopping e de outros 55 megaempreendimentos de varejo, destaca a escolha.  “A estrutura metálica é uma alternativa moderna, leve e de muita flexibilidade. Conseguimos uma obra limpa, de fácil e organizada montagem”, explica. Aproveitando a declividade do terreno, o shopping é distribuído em três pavimentos, com elementos arquitetônicos marcantes e de grande referência e impacto.

Sobre os diferencias da obra, Dória aponta que ela é única. “Um shopping com três pisos deve estar bem resolvido em seu fluxo. Conseguimos estabelecer um acesso direto com a rua, onde temos o nosso piso 2 e outro direto pelos estacionamentos, que fica no térreo. De forma natural, conectamos as extremidades do empreendimento. Grandes e amplos malls, praças e espaços de convivência também determinam o passeio do usuário pelo shopping”, destaca.

Outro conceito que o empreendimento traz para Passo Fundo é o de espaço de convivência e integração com o paisagismo. Ao caminhar pelo shopping, os visitantes irão ver muitas palmeiras, trazendo o verde para a parte interna, conforme explica Dória. “Os shoppings hoje devem resgatar o conceito de praças, espaços abertos. Shopping é um empreendimento privado com alma pública. A cidade deve abraçar esta causa e tornar o local uma extensão dela, uma grande praça onde as pessoas se encontram com conforto segurança e praticidade”.

Geração de empregos

O Passo Fundo Shopping possui um banco de currículos captados através do site do shopping, o trabalhe Conosco no site do Shopping alimenta as vagas das lojas e da administração do shopping, mais de 8000 currículos foram enviados para o site nos últimos meses e muitos já foram avaliados para contratação, mais de 2000 empregos diretos estão sendo gerados pelo empreendimento, além de mais 1000 indiretos. Para enviar o currículo para o site do Passo Fundo Shopping é fácil, é só entrar no www.passofundoshopping.com.br/trabalheconosco, escolher a área de interesse entre lojas e administração e enviar o currículo. Ainda existem oportunidades para cargos de todos os tipos nas lojas e também na área administrativa do Shopping.

Um Grupo de Trabalho – GT formado pela parceria entre o Shopping, a Prefeitura de Passo Fundo e entidades da cidade atua para apoiar na seleção e treinamento de pessoal. A parceria acontece por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e conta com Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa); CDL Passo Fundo; Sindilojas; FGTAS/SINE e Senac. Cada entidade está contribuindo com os serviços que dispõem ou infraestrutura para seleção.

Alterações no trânsito do entorno do Shopping

Nos últimos meses a Prefeitura de Passo fundo intensificou as obras de infraestrutura e adequação de trânsito na Avenida Presidente Vargas. Uma das preocupações com relação à adequada sinalização da rodovia é o aumento do volume de veículos de outras cidades que devem se dirigir até o shopping, especialmente durante o final de ano, época em que o comércio fica mais aquecido.

Na região do bairro São Cristóvão foram pavimentadas diversas ruas. Dentre elas, as ruas Brigada Militar, Riachuelo e Albino Lazaretti, que fazem parte trajeto projetado para quem se deslocará pela Avenida Presidente Vargas na direção centro/bairro para acessar o shopping. Também foi feito o asfaltamento na rua Leopoldo Vila Nova, que é a rua de saída do estacionamento coberto do shopping.

Outra melhoria realizada foi a instalação de semáforos nas ruas Leopoldo Vila Nova, Avenida Scarpellini Ghezzi e rua Albino Lazaretti que, com isso, terão o trânsito organizado pelos temporizadores. Houve ainda algumas alterações de mão e acessos e implantação de faixa elevada. E também a instalação da ciclovia na Avenida Presidente Vargas.

O fluxo gerado pelo movimento no Passo Fundo Shopping aumentará consideravelmente a partir da abertura do shopping. O Passo Fundo Shopping contará com 1800 vagas de estacionamento, com entradas pela Presidente Vargas e pela rua Paraná. E saídas pela Leopoldo Vilanova e rua Paraná.

Estudo traçou potencial econômico da cidade

Enquanto polo da região Norte do RS, Passo Fundo contabiliza ao menos 132 cidades na área de influência, abrangendo cerca de um milhão de habitantes. Um estudo desenvolvido pela GEU (ex-Gismarket), referência para mercado de shopping centers no Brasil, avaliou pontos como consistência do projeto, janela de oportunidade e localização, dando base para um investimento do porte do Passo Fundo Shopping.

Seguindo tendências internacionais do setor de shopping center, o empreendimento, localizado há cinco minutos do centro da cidade, será um ponto central de convívio na cidade. Conforme o estudo, Passo Fundo apresentou oportunidade clara para instalação de novos empreendimentos. Depois de Porto Alegre, o município é o único no estado com forte poder de atração de público das cidades ao redor para compras, lazer, serviços de saúde e educação.

O Passo Fundo Shopping ainda estará posicionado em um complexo de lazer que contará com lago, praças, ciclovia, esportes de aventura, qualificando o empreendimento como um novo ponto de encontro da população da cidade, seguindo as novas tendências do setor. Considerando-se a área de todos os empreendimentos reunidos em torno do Passo Fundo Shopping somam-se 220 mil m² (22 hectares) de terreno para desenvolvimento imobiliário dentro da cidade.

Complexo Intercity

A área do entorno do Passo F undo Shopping terá também prédios residenciais e comerciais, além de uma torre corporativa do Intercity Hotels e do Infinity Office, formando um grande complexo multiuso. O empreendimento será viabilizado pela A. Roso Investimentos Imobiliários, Oliva Construções e Empreendimentos e Incorpore Participações e Empreendimentos Imobiliários, que escolheram a Intercity como bandeira e administradora hoteleira. A rede Intercity opera hoje 30 hotéis e é reconhecida como empresa pioneira e inovadora no segmento de hotelaria executiva.

O Hotel, com previsão de início das obras para o início do próximo ano, terá 16 andares, com 162 apartamentos com 21 m² cada, infraestrutura completa com auditório, salas de reuniões, academia, piscina, salão de café e jantar. O Infinity Office terá seis andares, com infraestrutura executiva completa com auditório, salas de reuniões e 48 salas comerciais, todas com vagas de estacionamento. O projeto arquitetônico do hotel Intercity é assinado pelos arquitetos Atilio Tramontini e Henrique Buskuhl Neto, da Atilio Tramontini Arquitetura, de Passo Fundo.

Texto: Divulgação

Fotos: Marcelo Parizzi

SERVIÇO
O que: Passo Fundo Shopping
Onde: Av. Presidente Vargas, nº 1610, no bairro São Cristóvão – Passo Fundo
Horário: segunda-feira à sábado, das 10h às 22h/Domingos e feriados: Praça de Alimentação, cinema e lazer, das 11h às 22h/ Domingos e feriados: lojas das 14h às 20h.
Site: https://www.passofundoshopping.com.br/

Sobre a AD Shopping
A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do país, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 36 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 27 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Visite: www.adshopping.com.br.

 

 

Deixe seu comentário