Política Nacional da Erva-Mate será tratada com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina

0
83
Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina

Durante a agenda, articulada pelo deputado Afonso Hamm, a comitiva entregará pleitos do setor ervateiro à ministra

Nesta quarta-feira, 22, o deputado Afonso Hamm estará reunido com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e representantes do setor ervateiro para tratar da Política Nacional da Erva-Mate. O encontro será realizado em Brasília.

Autor da Lei 13.791/19, que institui políticas públicas para a cadeia produtiva da erva-mate, Hamm destaca que o objetivo é garantir que as primeiras medidas sejam inseridas no Plano Safra 2019/2012, que será lançado em junho.

Entre as reivindicações estão novas linhas de créditos para os pequenos produtores adquirirem insumos e maquinários e equipamentos mais modernos para aperfeiçoamento da colheita; financiamento para estoque no período de safra (entre os meses de junho e agosto); e para que as ervateiras possam fornecer mudas de alta qualidade para estimular agricultores familiares a seguirem na atividade.

Sancionada em janeiro pelo presidente Bolsonaro, a Política Nacional da Erva-Mate contribui para a sustentabilidade ambiental, econômica e social da cadeia produtiva; a elevação do padrão de qualidade; a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; a desburocratização e a adequação das normas que regem os aspectos sanitário, trabalhista e ambiental relacionados à produção, colheita, industrialização, comércio e consumo da erva-mate, considerando as peculiaridades sociais, culturais, locais, regionais e do sistema de cultivo.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome