Programa Sicredi Atuação Jovem fará gestão com associados de 15 a 27 anos

352

Com objetivo de desenvolver os jovens associados no cooperativismo, tornando-os protagonistas na cooperativa e em suas comunidades, foi apresentado, no dia 10 de dezembro, na sede regional da Sicredi Botucaraí RS, a proposta de implantação do programa Sicredi Atuação Jovem, ocasião em que foram reunidos a direção executiva, gerentes e colaboradores do Sicredi, além de jovens convidados das comunidades de abrangência da cooperativa.

O propósito do encontro foi apresentar o resultado do debate realizado em junho deste ano, apresentando os objetivos específicos do programa Sicredi Atuação Jovem, sendo eles: tornar os jovens promotores do cooperativismo; estimular e contribuir na independência dos jovens; fomentar a permanecia dos jovens em suas comunidades; promover o empreendedorismo jovem; formar líderes; contribuir na formação de uma geração educada financeiramente; desenvolver nos jovens as competências de autoconfiança, comunicação e protagonismo, e que o jovem contribua na construção e desenvolvimento de uma cooperativa sustentável.

 

Pensando no desenvolvimento e gestão da cooperativa o diretor executivo, Carlos Rogério Matuella, falou da atenção que o programa terá com os integrantes envolvidos e as práticas abordadas. “Este é um programa pioneiro, que trará muitos benefícios para a cooperativa e aos jovens, ampliando a participação deles na cooperativa. O programa Sicredi Atuação Jovem tem como objetivo poder acompanhar esse perfil, mas principalmente olhar para esse público tão importante com mais proximidade, com visão de longo prazo, com essas possíveis lideranças. Um programa para a sustentabilidade do empreendimento cooperativista”, destacou. O programa irá envolver cerca de 45 jovens das 15 agências da cooperativa de crédito.

 

O Sicredi Atuação Jovem envolverá jovens de 15 a 27 anos, divididos em três etapas: 15 a 19 anos, com o tema “Eu e minha carreira” que visa colaborar com o jovem para despertar sua vocação; 20 a 23 anos, com o tema “Social: Eu e o outro” na busca da percepção de trabalho coletivo, compartilhado; e 24 a 27 anos com o tema “Empreendedorismo em suas comunidades” colaborando para que suas ideias vocacionais resultem em ocupação profissional.

 

Para participar do programa Sicredi Atuação Jovem, os jovens interessados devem atender os requisitos de ser associado do Sicredi, escrever uma carta descrevendo porquê deveria ser selecionado (carta que emocione), estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, e comprovação de alguma atividade coletiva.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome