InícioDestaqueReunião técnica discute pragas da erva-mate

Reunião técnica discute pragas da erva-mate

Na quarta-feira, 18 de agosto, o Comitê de Tecnologia e Extensão do Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-mate, PGMate/RS, representado pelos assistentes técnicos regionais (ATRs) e coordenadores do programa na Emater/RS-Ascar, esteve reunido com os pesquisadores Suzete Penteado e Ives Goulart, da Embrapa Florestas, de Colombo (PR), Luiz Alves da Unioeste de Cascavel (PR), e Naldo Vaz, presidente do Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate – PR), para discutir sobre os problemas que têm sido enfrentados e para os quais se busca padronizar procedimentos de manejo e controle de pragas da erva-mate.

Os técnicos da Emater/RS-Ascar apresentaram as demandas relacionadas à necessidade de práticas adequadas de manejo, bem como o desenvolvimento de métodos para o controle de pragas, em vista da incidência de pragas em áreas cultivadas com erva-mate. O cenário atual mostra a necessidade de geração de informações técnicas qualificadas para os agricultores melhorarem o manejo dos ervais, de forma a favorecer a produção equilibrada, e que ocasionam a diminuição também da incidência de pragas.

O presidente do Cogemate informou que está em desenvolvimento uma pesquisa sobre o tema no Paraná, com recursos do governo daquele estado, evidenciando a importância da pauta debatida. Assim, a realização de pesquisas aplicadas, a capacitação da assistência técnica e campanhas que promovam a adoção de boas práticas agrícolas na cultura da erva-mate mostram-se importantes ferramentas para o manejo e controle de pragas na cultura.

Os pesquisadores reconheceram também a importância da realização de uma campanha interinstitucional para difusão de informações técnicas qualificadas sobre o manejo e controle de pragas da erva-mate, a ser realizada em âmbito nacional, reunindo os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, envolvendo o setor produtivo, técnicos e pesquisadores, visando à promoção de boas práticas para o manejo e controle de pragas na produção ervateira.
A Emater/RS-Ascar estava representada pelos coordenadores do PGMate/RS nos polos ervateiros, os ATRs Ilvandro Barreto de Melo, Cézar Burille, Vivairo Zago, Gilmar Deponti, Gilmar Vione, Carlos Roberto Olczevski e Antonio Borba.

Na próxima quarta-feira, 01 de setembro, será realizada a primeira reunião com todas entidades dos quatro estados sobre a campanha que pretende qualificar o maneio e o controle de pragas da erva-mate.

* Fonte Assessoria de Imprensa da Emater

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.