InícioDestaqueSafra do pinhão supera expectativas

Safra do pinhão supera expectativas

Por Fabiana Borelli

A produção de pinhão em 2021 foi abaixo do esperado, e como consequência os valores praticados foram altos. Já neste ano a produção está acima das expectativas, e com isso o produto fica mais acessível aos consumidores.

Em Fontoura Xavier, que é conhecida como a Terra do Pinhão, a produção está muito satisfatória, de acordo com o tendeiro Marino Goes de Azevedo. “Esse ano a produção de pinhão está muito boa, e com isso as nossas vendas também melhoram. Quando temos uma safra cheia os preços diminuem e as pessoas param mais nas Tendas e levam uma maior quantidade de pinhão”.

Tendeiro Marino Goes de Azevedo está animado com as vendas do pinhão
- Advertisement -

E acrescenta. “Ano passado a produção foi bem menor, tivemos que comprar pinhão de fora e isso elevou os preços. Já nesse ano todo o pinhão que estou vendendo é daqui de Fontoura Xavier, e estamos conseguindo vender em média a R$ 8, sendo que no ano passado chegava a R$ 15”.

Atrativo

Marino ressalta que por estar às margens da BR-386 os tendeiros mantém sempre pinhão cozido para os viajantes provarem. “Sempre temos o pinhão quentinho aqui para os visitantes provarem, e como é um bom produto eles acabam levando”.

E finaliza. “O nosso negócio é conhecido como Tendas do Pinhão, mas elas são um atrativo para vendermos os nossos outros produtos, como o feijão, o mel, os vasos, tapetes, até porque não temos o pinhão o ano todo”.

Produção

A presidente da Associação dos Tendeiros Izabel Maria Battisti Prestes, fala da produção. “Não sei precisar quanto de produção está sendo produzido esse ano. Mas somos em 13 tendeiros que compramos a produção, eu na minha tenda vendo aproximadamente três mil quilos, mas tem tenda que vende mais. E além disso muito pinhão é vendido para fora do município, então a produção está superando as expectativas, e é por isso que estamos conseguindo um valor mais acessível”.

Izabel afirma que a produção de pinhão em Fontoura Xavier abastece as Tendas e ainda tem produção para vender para fora do município

E afirma. “Vamos ter pinhão até agosto, então quem quer garantir o pinhão é só vir até as tendas, experimentar o nosso pinhão e levar para a sua casa”.

A presidente acredita que com as novas tendas as vendas irão melhorar. “Com as novas tendas, que serão maiores penso que nosso movimento deverá aumentar, pois vai chamar mais a atenção”.

E Marino acrescenta. “As novas tendas serão mais bonitas, com o projeto o acesso também será melhorado, com ele todos vamos ganhar. Nós garantimos nosso sustento e vamos continuar a comprar os produtos dos nossos agricultores”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.