Secretaria de Saúde oferece tratamentos com acupuntura e auriculoterapia

193

A secretaria de saúde de Anta Gorda está apostando em dois métodos inovadores para pacientes com depressão, ansiedade e outras doenças. O município é um dos únicos da região que oferece essas técnicas aos pacientes.

A novidade faz parte de um planejamento do Ministério da Saúde que visa incluir praticas integrativas no SUS. Segundo a médica da Unidade Básica de Saúde, Aline Benvenutti, a acupuntura é uma técnica chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, sendo estimuladas as terminações nervosas que levam ao cérebro mensagens. “Elas desencadeiam uma ação analgésica e anti-inflamatória, o método é praticamente indolor, todas são descartáveis, não havendo risco de contaminação”, explica.
Já a auriculoterapia que tem como foco a orelha, mas assim e ambos os métodos consistem em trabalhar doenças crônicas, depressão, controle da ansiedade, melhorar dores, reduzir stress.

A Saúde está selecionando pacientes para fazer acupuntura e auriculoterapia. “Nosso foco é na saúde mental, no tratamento de doenças psiquiátricas. Não vemos esse tipo de tratamento nos municípios vizinhos, então esperamos que nossos pacientes valorizem e tenham bons resultados”, pontua Aline. Segundo a médica Aline, eles passam por uma avaliação antes de iniciar os tratamentos. O objetivo é reduzir a quantidade de remédios e proporcionar mais saúde aos antagordenses.

A médica ressalta que o profissional que faz a acupuntura tem uma visão diferente daquele que faz medicina ocidental. “Nós fizemos uma avaliação de sintomas e síndromes, sendo feito o diagnostico em base da medicina oriental se aplica as agulhas”.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome