Semana será de convenções partidárias

425

A eleição no município está marcada para 4 de julho

Com data já marcada para 4 de julho (estabelecida pela Resolução 358, de 12 de maio de 2021, do TRE/RS), as eleições suplementares no município de Putinga, que definirão prefeito e vice-prefeito, já começam a acirrar os ânimos dos partidos políticos que se movimentam para a realização de suas convenções, onde são tomadas decisões sobre a majoritária, coligações, e outros assuntos.

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), presidido por Agemir Meneghetti, realizará sua convenção no dia 24 de maio, às 19h30min, no Clube Rui Barbosa. O Progressistas, presidido por Josmairo Marostica, realizará sua convenção no mesmo dia, às 18h, na Câmara de Vereadores. O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) também realiza sua convenção no dia 24 de maio, às 19h, na Linha Doutor Carlos Barbosa. O partido é presidido por Betania Sonaglio. Já o Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizará sua convenção no dia 25 de maio, às 18h na Câmara de Vereadores. O partido é presidido por Osvaldo Danclar. O PSD, presidido por Valdir Possebon, vai realizar sua convenção na terça-feira, dia 25, no Ginásio de Esportes da Linha Felizarda Junior, às 19h.

Em quadro fechado

Calendário eleitoral referente ao mês de maio

Dia 21

Data a partir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre as coligações e escolher os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito.

A partir deste dia é assegurado o exercício do direito de resposta ao candidato, ao partido político ou à coligação atingidos, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social. Também é a data a partir da qual não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.

A partir desse dia é permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos, desde que só haja o efetivo desembolso financeiro após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

Também é a data a partir da qual os feitos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança.

Dia 26

Último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito e a vice-prefeito.

Dia 29

Último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral, até as 19h, o requerimento de registro de seus candidatos, sendo possível a transmissão via internet até as 8h.

Data a partir da qual o Cartório da Zona Eleitoral permanecerá aberto, em regime de plantão, aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h, até a data de diplomação dos eleitos.

Também é a data a partir da qual a divulgação de atos judiciais e as intimações processuais relativas ao pleito serão publicadas no Mural Eletrônico disponível na página do TRE-RS na internet.

A partir deste dia ficam vedados: a realização de inaugurações, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos, bem como qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas. Também fica vedado às emissoras de rádio e de televisão ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados; veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, seus órgãos ou representantes; dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação; divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, sob pena de cancelamento do respectivo registro.

Dia 30

Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral. Será permitida a propaganda eleitoral na internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.

A partir desse dia os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos, e poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h à meia-noite podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha.

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome