InícioDestaqueSimulador será facultativo no Estado e instrutores falam da importância desta ferramenta...

Simulador será facultativo no Estado e instrutores falam da importância desta ferramenta pedagógica 

Nesta semana, o Tribunal Regional Federal da 4ª região julgou o mérito da ação que questionava a obrigatoriedade do Simulador de Direção para os candidatos a primeira habilitação. Na prática, a decisão afirmou que cabe ao aluno, a partira da publicação do acórdão, optar for fazer ou não as aulas de simulador quando estiver se habilitando.

Em 2015, o Contran publicou resolução incluindo a ferramenta pedagógica como obrigatória no processo de formação de novos condutores em todo o país. Porém, análises de impacto de custo no processo e a falta de estudos técnicos sobre a eficácia, em 2019 mudou o entendimento, tornando o equipamento facultativo. O Sindicato dos CFCs do RS, entendendo a importância da melhor formação e qualificação dos novos condutores, questionou a decisão.

Em breve, logo que o Detran-RS for notificado e publicar sua decisão, possivelmente as aulas de simulador serão facultativas ou seja, o candidato decide se quer ou não fazer as aulas.

- Advertisement -

Os instrutores de simulador Uilian e Juliane, do CFC Ouro Verde, de Arvorezinha, ressaltam a importância da ferramenta no processo de formação. “Principalmente para os candidatos que nunca tiveram contato com a condução de um veículo, o simulador ajuda, dentro de um ambiente controlado, sem riscos externos e fatores adversos, conhecer os comandos do veículo, o acionamento da embreagem, dos freios e do acelerador. Por meio de exercícios guiados, o candidato se familiariza com um veículo sem os riscos da rua movimentada, chegando mais preparado nas aulas práticas”.

Para o proprietário do CFC Ouro Verde, Jardel Dall Agnol, além dos benefícios pedagógicos que a ferramenta traz, fica o questionamento sobre a insegurança jurídica que impera no Brasil. “A todo momento se criam obrigações aos empresários e clientes, os forca a investir, gastar dinheiro para poder se manter no ramo ou obter o serviço para logo depois anular a decisão.”

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.