InícioDestaqueTrem Turístico dos Vales ganha força

Trem Turístico dos Vales ganha força

Encontro de prefeitos, lideranças e representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) selam Projeto Executivo

 

Tendo como cenário dezenas de fotos de trens, estações e ferrovias gaúchas da exposição “Nos Trilhos do Rio Grande”, que está no segundo andar da Prefeitura de Estrela, um grande avanço foi dado, nesta sexta-feira (06), no sentido de dar mais uma força ao Trem Turístico dos Vales. Um encontro dos prefeitos dos municípios de Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Vespasiano Corrêa, e de representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), da Associação Municipal do Vale do Taquari (Amvat) e outras autoridades, foi assinado o Projeto Executivo Trem dos Vales, que pretende regular o mesmo em três trajetos: Guaporé e Muçum; Muçum e Roca Sales; Estrela e Colinas.

 

Participaram do encontro, que começou com um almoço na casa do prefeito Elmar Schneider, também os prefeitos Valdir Fabris, de Guaporé; Tiago Grando, de Dois Lajeados; Tiago Michelon, de Vespasiano Corrêa; Mateus Trojan, de Muçum; Sandro Hermann, de Colinas, além de Paulo Kohlrausch, presidente da Amvat e prefeito de Santa Clara do Sul; Rafael Fontana, coordenador do Trem dos Vales; Leandro Arenhart, presidente da Amturvales, que representa os municípios no projeto; além da direção da ABPF. No encontro foram acertados os últimos detalhes do documento que seria horas depois assinado da Prefeitura de Estrela diante da exposição do jornalista Alício de Assunção, também presente. Com o projeto, a ABPF prometeu investimentos de até R$ 9 milhões nos trilhos do trajeto se o mesmo atingir seu objetivo.

 

O prefeito Elmar Schneider celebrou a importância do dia e das riquezas da região. “Às vezes as pessoas entram em um avião, viajam para Portugal, para encontrar um rio como o Porto que não é nada mais do que o nosso Rio Taquari. E assim temos muitos exemplos. Que bom que vocês conseguiram enxergar isso um dia, dão hoje um avanço significativo nesta questão, e seguirão assim ao passar diante de tantos cenários maravilhosos que a nossa região tem”, frisou. “Que bom olharmos para esta sexta-feira ensolarada e dizermos: chegou a hora, e este é o momento de Rio Grande olhar para o Vale do Taquari. Que possamos nos unir cada vez mais para, não importa se de Estrela para Guaporé, ou de Guaporé para Estrela, para deixarmos esse legado.”

 

Demais manifestações

 

“Com essa e outras ações estamos a um passo de transformar nossa região no destino de turismo de quem é daqui, mas também do Estado e futuramente do Brasil”, resumiu Rafael Fontana. Paulo Kohlrausch destacou. “Trata-se de um momento que amadurecemos de vez a ideia e o projeto do Trem dos Vales no nosso Vale do Taquari”. Já Leandro Arenhart, presidente da Amturvales, resumiu ao citar pontos turísticos de Estrela. “Atraímos turistas, verbas, mas quem mais usufrui é daqui.” Por sua vez, Ralf Ilg, Presidente da ABPF, ressaltou. “Será um sonho reformar e ver aumentar a preservação de nossos trilhos e toda sua história, e este projeto, ao lado destas instituições, valoriza este desafio.”

 

História

 

O Trem dos Vales é uma iniciativa planejada há mais de duas décadas e que saiu do papel em 2018. Em dezembro daquele ano, foram realizadas viagens para convidados e imprensa. Mas a grande experiência foi em 2019: em dois fins de semana, entre os meses de agosto e setembro, foram realizados oito passeios, entre Muçum e Guaporé, reunindo mais de 5 mil pessoas. Em 2020, na segunda edição do projeto, mais passeios e mais público: quase 8 mil pessoas participaram das cerca de 12 viagens entre Colinas e Roca Sales, pela Ferrovia Tronco Principal Sul, e 22 passeios entre Muçum e Guaporé, pela Ferrovia do Trigo. O público só não foi superior em função da pandemia. Por conta disso, houve apenas 50% de ocupação nos vagões. Em 2021, a expectativa é realizar mais de 52 passeios em 23 datas nos próximos meses, com a possibilidade de transportar mais de 30 mil turistas, sendo que a maioria dos ingressos já está vendido.

 

Texto: Rodrigo Angeli

Fotos: Pablo Reis/Prefeitura de Estrela

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.