Odila Sutille celebra seu aniversário cercada pela família
Por Manoela Alves
A longevidade é um marco e quando vem acompanhada de saúde e boa memória é ainda melhor. Assim é a história de Odila Sutille, que completou 95 anos no mês de maio.
Moradora do Distrito de General Cadorna desde os seis anos de idade, foi lá onde ela conheceu seu esposo, Olímpio Sutille, com quem esteve casada por mais de 65 anos e teve seis filhos.
Com uma grande memória, a matriarca conta histórias de sua infância, como quando o pai se afogou, deixando ela, a mãe e duas irmãs pequenas sozinhas. “Minha mãe ficou viúva cedo e nos mudamos da comunidade do Povoado de Baixo, em Camargo, aqui para Cadorna. Minha mãe casou-se novamente, e nós construímos a nossa vida e família aqui”, conta.
A filha de Odila, Agenide, mora ao lado da mãe e ajuda no que for necessário, em cuidados com alimentação, remédios e bemestar, assim como os outros filhos e netos, que fazem questão de estar próximos a nona quase centenária.
A filha conta que Odila ficou muito feliz em sua festa de comemoração aos 95 anos. “Ela ficou tão feliz, estávamos em 50 pessoas, quase todos da família. Foi contratada uma banda musical e a festa foi até às 03h da manhã. É muito bom poder ver a mãe bem assim”, explana.
Odila deixa uma lição de vida para os mais jovens, que apesar das dificuldades é preciso ser feliz e se cuidar. “Nós passamos por dificuldades na vida, mas tudo um dia passa. Eu sou feliz com a minha família e por estar lúcida e bem. Espero ainda chegar aos 100 anos, se Deus me der saúde e permitir”, finaliza.


