Por Oneide M. Duarte
Encerrado no último dia 4 de maio o prazo onde o eleitor pôde tirar, regularizar ou transferir o título de eleitor, os números mostram o crescimento da participação de jovens nas decisões políticas do país.
Somente na área de abrangência da 145ª Zona Eleitoral, com sede em Arvorezinha e que abrange os municípios de Arvorezinha, Putinga, Ilópolis, Anta Gorda e Itapuca, foram 478 novos cadastros de jovens que votarão pela primeira vez em outubro próximo. “Esses números mostram o empenho do jovem em participar das decisões políticas do país”, comenta o chefe substituto do Cartório Eleitoral, Jairo Ferreira.
Já no que tange às transferências e mudanças de domicílio foram 251 solicitações. “Aqui incluímos tanto os eleitores que já votavam em outras zonas eleitorais e vieram para cá, quanto os que saíram da 145ª Zona Eleitoral”, acrescenta Ferreira.
Jairo Ferreira chama a atenção que quem perdeu o prazo terá que esperar até o próximo período que o TRE disponibilizará para os serviços. “Infelizmente quem perdeu o prazo, terá que esperar provavelmente até dezembro, quando abre novo período, e aí o interessado poderá fazer uma das quatro operações que são o alistamento, transferência, revisão e segunda via. Diariamente muitas pessoas nos procuram no cartório, mas infelizmente não podemos fazer mais anda”, diz.
O chefe substituto finaliza pedindo para que as pessoas sigam a 145ª Zona Eleitoral nas redes sociais, pois muitas informações são postadas lá.