Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaque9ª Festa do Pinhão supera expectativas

9ª Festa do Pinhão supera expectativas

População de Fontoura Xavier compareceu em peso na festa, fazendo com que o evento fosse um sucesso

Por Faabiana Borelli

A comunidade de Fontoura Xavier esteve em festa por quatro dias, com a realização da 9ª Festa do Pinhão e a 8ª Expofeira. Foram quatro dias de entretenimento, música, palestras, compras e confraternização.

- Advertisement -

A festa, que foi realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Fontoura Xavier (CDL), em parceria com a Administração Municipal e o apoio de importantes entidades como a Cerfox, Sicredi Botucaraí RS/MG e a Câmara Municipal de Vereadores.

A 9ª Festa do Pinhão teve início na quinta-feira, 21 de abril, com a presença de diversas autoridades regionais e estaduais, que destacaram a importância de feiras como essa para divulgar as potencialidades do município.

O presidente da 9ª Festa do Pinhão, Roberto Dadalt, falou sobre a feira, destacando que todos ganham com eventos como esse. “A Feira do Pinhão mostra o pinhão, que é um produto tradicional aqui de Fontoura Xavier, mas, além disso, mostra o potencial do nosso comércio. Mesmo quem não expõe na feira é beneficiado, pois a circulação de pessoas é maior. Que bom que após quatro anos pudemos retomar a nossa tradicional festa”.

 

Sucesso da 9ª Festa do Pinhão

O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Borges, fez questão de agradecer a todos que participaram da 9ª Festa do Pinhão e da 8ª Expofeira. “Quero aqui agradecer a toda população fontourense que compareceu em peso, e é claro, também aos visitantes de outras cidades. Vocês fizeram essa grande festa e esperamos todos novamente na 10ª Festa do Pinhão, que deverá acontecer em dois anos”.

Borges avaliou positivamente a festa. “Tivemos uma boa presença de público. É importante ressaltar que viemos de uma pandemia, e essa feira foi uma retomada. E nesse sentido, a 9ª Festa do Pinhão foi muito positiva, com muitos expositores, shows e a presença maciça da população”.

O prefeito Luiz Armando Taffarel também comemorou o sucesso da festa. “A Festa do Pinhão foi um sucesso, o público compareceu, foi tudo muito bem organizado. Só temos a agradecer aos patrocinadores, apoiadores e a todos que trabalharam para essa festa acontecer”.

Ele continua: “O trabalho da comissão organizadora foi intenso, mas valeu a pena, o que vimos foram quatro dias de muita alegria e diversão, essa foi uma festa para levantar a autoestima da nossa população depois de mais de dois anos de pandemia”.

Atrações para os visitantes

A 9ª Festa do Pinhão e a 8ª Expofeira tiveram atrações variadas, que agradaram a todos os públicos. Foram apresentações artísticas, gaitaço, bailes, shows e palestras, além de expositores com os mais diversos produtos.

Os estandes de alimentos foram muito procurados pelos visitantes, onde podiam adquirir produtos à base da estrela da festa, o pinhão, além de outros produtos da agricultura familiar. Os responsáveis por esses estandes foram o Grupo de Terceira Idade, a Escola Getúlio Vargas e agroindústrias do município.

Os produtores rurais, que são responsáveis pela principal fonte de renda do município, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento por meio de palestras oferecidas por apoiadores. O Sicredi e a Cerfox disponibilizaram uma palestra sobre boas práticas no cultivo do tabaco. Já a Cresol e a Cotrijal trabalharam o tema manejo de solo para alta produção.

Para quem cultua a tradição gaúcha e aprecia a boa música, o sábado, 23, foi recheado de atrações. O dia começou com o 2° Gaitaço da Terra do Pinhão, que reúne mais de 20 gaiteiros entre homens, mulheres e crianças de Fontoura Xavier e região. Na sequência, o público foi presenteado com a apresentação de chula com os peões do CTG Osório de Assis. Sendo que a invernada artística do Osório de Assis já havia se apresentado na abertura da Festa do Pinhão, juntamente com a invernada do CTG Osório Tatim.

Na tarde do sábado, a atração foi os alunos das escolas municipais e estaduais do município, que fizeram apresentações artísticas com muita dança e música, encantando todos os presentes.

 

Bailes e shows

Os bailes e shows foram atrações à parte na 9ª Festa do Pinhão, com um grande público em todas as noites.

O público pode se divertir e dançar com os shows de Glê Duran, Grupo Vaneraço, Paula Machado e Banda, DJ Cris, e bailes com a Banda Artbiss e Bonde do Bailão.

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.