Essa matéria é exclusiva para assinantes do jornal digital.

Já sou assinante do jornal digital!

InícioDestaqueA humanização e acolhimento durante a amamentação

A humanização e acolhimento durante a amamentação

A enfermeira Joice Gozzi fala da campanha Agosto Dourado e da importância da amamentação

 

Agosto é marcado pela campanha da saúde em conscientização ao aleitamento materno, incentivando, auxiliando e conscientizando sobre a importância desse gesto de carinho e acolhimento. A enfermeira Joice Gozzi tem tomado a frente desta campanha no município em Itapuca e também em suas redes sociais, onde divulga vídeos falando de sua experiência como profissional da saúde e como mãe.

“O aleitamento materno é sustentar um bebê por seis meses sem a necessidade de nenhuma outra fonte. O leite materno é o alimento mais rico e completo que existe, pois ele é um leite vivo, nada se compara a riqueza dele. A imunidade da mãe é passada ao bebê por meio do leite materno, inclusive com a vacina contra a Covid-19 liberada para puérperas, está comprovada a imunização passada da mãe para o filho”, começa Joice.

Fórmulas recomendadas por médicos para a alimentação de recém-nascidos têm as suas vantagens, mas não pode ser comparada aos benefícios à saúde da amamentação. “A melhor fórmula que existir, ainda não será suficiente para substituir o leite materno. Aquilo que o corpo da mãe produz e passa diretamente ao filho é insubstituível”, comenta.

Um olhar humanizado para as mães

Joice, como mãe e como enfermeira, consegue ver o lado pessoal e profissional, pois entende que situações podem ocorrer onde a amamentação não será possível. Com isso, a orientação que procura passar às outras mães é sempre de incentivo.

“Amamentar é um ato de amor, carinho, de aconchego. O colo materno é o porto seguro daquele ser tão pequeno e frágil. É um vínculo criado entre mãe e filho, um momento único. Mas, quem por algum motivo não pode amamentar, não precisa ter medo de que não vá criar este vínculo, nada substitui o acolhimento de mãe. É preciso apoiar mais as mamães, dar a elas segurança”, continua a enfermeira.

Grupo de apoio às gestantes irá retornar

O município de Itapuca, por meio do Cras e da Secretaria de Saúde, sempre promoveu o grupo de apoio às gestantes, mas devido à pandemia os encontros presenciais precisaram ser cancelados. “A nossa intenção é retornar com o grupo de gestantes, pois é necessário demonstrar apoio. Cada gravidez é única, é diferente, compartilhar essas experiências, auxiliar de alguma forma, tirando dúvidas e mostrando que elas não estão sozinhas”, explica a enfermeira.

Segundo a enfermeira, a rede de apoio às mães para realizarem a amamentação precisa ser fortalecida. A família é a primeira rede de apoio, assim como os profissionais da saúde. “Amamentar é se comprometer, é preciso querer, pois esse método natural, não é simples ou fácil, e muitas mães se pegam em alguns momentos se sentindo incapazes ou cansadas. O grupo vem para isso, para ensinar as técnicas, falar que será um trabalho de comprometimento, que é exaustivo. A doação da mãe para a amamentação é muito grande, de forma como muitas nem imaginam”, continua.

Essa rede de apoio vem também para coibir tantas informações equivocadas sobre a amamentação. “As mães estão em um momento mais vulnerável após o parto, com um recém-nascido que depende muito dela, e bebês choram, pois é a única forma dele se expressar. Dizer a uma mãe que o leite dela é fraco, que não alimenta o suficiente ao bebê é um grande engano. Cada mãe tem a quantidade perfeita de leite para alimentar o seu filho”.

“A amamentação é um caminho longo, por isso precisamos preparar essas mães para o que pode vir, para que elas não desistam no meio do caminho. Saber que muitas vezes o seio dói, pode machucar, que o bebê tem um estômago muito pequeno e vai querer se alimentar várias vezes seguidas. Precisamos empoderar as mães para realizar este ato de amor que é amamentar”finaliza Joice.

 

 

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Por favor, informe seu nome

SIGA-NOS

42,064FãsCurtir
11,807SeguidoresSeguir
1,140InscritosInscrever

ÚLTIMAS

error: Alerta: Conteúdo protegido contra cópia. Utilize nossos botões de compartilhar.