A Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate) deu mais um passo decisivo no projeto de reconhecimento da futura Indicação Geográfica (IG) da erva-mate do Alto Taquari, com o início das consultorias aos produtores locais. O trabalho, que começa no dia 31 de janeiro, será realizado diretamente nas propriedades rurais e conta com a expertise do consultor Cleber Zortéa, selecionado pelo Sebrae, com acompanhamento da Emater-RS, duas instituições fundamentais para o sucesso desta iniciativa.
O objetivo central da consultoria é promover a qualificação técnica na cultura da erva-mate, assegurando padrões elevados de produção e realçando as características únicas da erva-mate cultivada na região. Esse trabalho técnico é um passo essencial para alcançar o reconhecimento oficial da Indicação Geográfica, que valoriza o produto ao associá-lo às especificidades ambientais, culturais e históricas do Alto Taquari.
A AA Erva-Mate, em conjunto com seus parceiros, reforça seu compromisso em fortalecer a cadeia produtiva da erva-mate, fomentando o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais e consolidando a reputação do Alto Taquari como referência na produção de erva-mate de alta qualidade.
Conforme o presidente da Associação, Clovis Roberto Roman, a iniciativa destaca a importância da união entre produtores, empresários, municípios, consultores técnicos e entidades como o Sebrae e a Emater-RS na busca por um produto que seja símbolo de excelência e tradição, levando ao mercado uma erva-mate que carrega consigo a essência singular da região.